O retrato do quotidiano das comunidades portuguesas no mundo: as suas vidas, os seus negócios, os seus projetos, a sua realidade. Com reportagens produzidas localmente, por parceiros da Rádio e Televisão de Portugal.
também disponível
O Luxemburgo é um centro de decisão europeia em matéria de Saúde Pública. Durante a pandemia, por exemplo, teve um pepel fundamental na aquisição de equipamentos e consumíveis médicos para os estados membros da União Europeia.
Nuno Caldeira e Catarina Duarte, do grupo Senza, estiveram em Goa em 2016, e voltaram agora para mais um concerto a convite do Camões, o centro de Língua Portuguesa.
Com raízes na Veneza portuguesa, Aveiro, foi com o pai que começou a dar os primeiros passos no mundo do futebol.
Após passagem pelo Canadá, junto de grandes nomes do futebol português, é em Los Angeles, como treinador adjunto, que lida com grandes nomes do futebol mundial.
A Associação França/Portugal de Oloron Sainte Marie, uma cidade no sudoeste de França, próxima da fronteira espanhola, organizou uma exposição sobre a primeira guerra mundial.
Na Venezuela o artista plástico luso-venezuelano Heriberto Gomes esteve nas praças Bolivar, no centro de Caracas e de El Atilho, registando as passadas dos venezuelanos que passavam por cima de uma tela branca.
O bacalhau, o fiel amigo de quase todos os portugueses é o prato eleito para celebrar datas especiais, como a semana Santa, no Brasil. Fomos até um mercado de bacalhau no Rio de Janeiro, onde os comerciantes portugueses e os consumidores em geral, portugueses e brasileiros, procuram o bacalhau de primeira qualidade, oriundo sobretudo da Noruega.
A Associação Lusitanos de Paderborn realizou a sua trigésima segunda noite de fado em Paderborn, que já foi batizada como a capital do fado na Alemanha. O espetáculo contou com as fadistas Liliana Luz e Iola Dinis, vindas de Lisboa, e também com a atuação de dois grupos musicais criados na Alemanha, Sina Nossa e Gerações, que assinalou nessa noite de fados os seus 25 anos de existência.
Cédric Basso é natural da Argentina, formado em literatura inglesa contemporânea, que emigrou para Portugal em 1998 para trabalhar como guionista em cinema. Durante a sua estadia em Lisboa, onde viveu durante 6 anos, descobriu a paixão pelo tango argentino.
Luísa Duarte é professora de artes visuais e está em Moçambique há 5 anos a lecionar na Escola Portuguesa de Moçambique. É nas artes plásticas que expressa o que lhe vai na alma e recarrega as forças para uma melhor produtividade.
Vítor Lourenço e Sónia Jardim são ambos médicos a residir em Londres.
Vítor, de 60 anos, nasceu nos Estados Unidos da América, e trabalhou no Algarve, na Madeira e em Gibraltar, antes de se decidir pelo Reino Unido, tendo trabalhado em hospitais, postos de saúde e no sistema prisional.