Conversas com os portugueses espalhados pelos quatro cantos do mundo. Como vivem, o que fazem, o que os levou a optarem por sair de Portugal. Histórias contadas à jornalista Alice Vilaça.
também disponível
À boleia da música a Andrea Conangla "contrariou" o destino e foi para a Alemanha. Hoje os projetos da Andrea passam também por Portugal. Segundo ela, uma "migalha" neste "pão gigante" que a vida.
Foi em plena pandemia que o Tiago Serra se mudou para a Áustria em Julho de 2020. Queria ter uma experiência internacional, mais qualidade de vida e viver com a namorarda que já lá vivia.
Sair de Portugal não era um objectivo, mas quando a oportunidade surgiu o João Machado disse sim. A aventura e a descoberta começaram em 2019 e para já, vão continuar na cidade de Amesterdão, nos Países Baixos.
Foi a procura por um futuro melhor que levou a Tatiana Costa para Inglaterra em 2015. Nem tudo foi fácil e a Tatiana pensou mesmo em desistir e por isso escolhe a palavra luta para resumir esta experiência.
A Eugénia Neto trocou um sonho por outro e no início de 2022 foi "rodar" o filme da sua para Nova Iorque, nos EUA.
Fora de Portugal há 10 anos, o Tiago Barbosa está agora no Quénia. Uma história de português no mundo que se escreve em África , que começou no Malawi, com passagem pela Zâmbia e pelo Ruanda.
Foi por "um mero acaso" que a Estela Silva saiu de Portugal há uma década. Depois de 3 anos em Inglaterra, mudou-se para os EUA. Não sabe o que o futuro lhe reserva, mas abraçou este desafio para a vida toda.
Uma experiência única, é desta forma que a Rute Vinagre resume a experiência que está a viver na Coreia do Sul, onde está a estudar e onde vai ficar pelo menos mais um ano.
A Carla Cerqueira nunca tinha pensado sair de Portugal. A primeira experiência aconteceu em 2009 na Alemanha. Depois disso passou pelos EUA e desde 2017 que está em Inglaterra. Diz a Carla que tem sido uma Surpresa.
Entre a surpresa e o susto, foi assim que começou a aventura da Joana Mateiro na África do Sul. Uma aventura em família que seria para 3 a 5 anos e na verdade já lá vão quase 12 e está para durar.