Uma viagem pelas tradições, lugares e objectos da História de Portugal são o mote para uma conversa semanal com o apresentador Hélder Reis.
também disponível
Hélder Reis numa viagem aos Açores à Ilha de Santa Maria, a primeira a ser descoberta, hoje é uma das regiões de voo mais importantes do mundo.
Hélder Reis fala de animais, da adoção e que devem ser bem tratados. Há uma raça portuguesa, o cão de gado transmontano, possante e um excelente cão de pastoreio e de guarda.
Hélder Reis fala de Goáis, um estado no centro do Brasil, alberga a savana acidentada, cidades da era colonial e uma agricultura de grande escala. O Jezuíta Manuel Correia foi o 1º. Missionário destas terras.
Hélder Reis faz uma reflexão simples sobre as redes ferroviárias que já existiram. Um investimento grande para o país, para o planeta e para a mobilidade.
Hélder Reis fala do conceito do programa que está a realizar na RTP sobre divulgação cultural de aldeias. Refere em especial uma aldeia linda, a Aldeia de São Luís no Alentejo, muito cultural, com teatro mudo e onde há uma bioarte impressionante.
Hélder Reis fala de uma aldeia de encantar, Freixo de Numão no Concelho de Vila Nova de Foz Côa. Tem um Centro de Arqueologia e um Museu Interpretativo. Foi considerada o Machu Picchu português.
Hélder Reis fala da nova forma de ver o amor, patente no seu novo livro "Sabíamos Tão Pouco Sobre o Amor".
Hélder Reis faz referência à expressão “Leve-leve” utilizada pelos habitantes de São Tomé e Príncipe para descrever o seu ritmo de vida.
Hélder Reis faz referência às Festas do povo de Campo Maior só irão regressar em 2024, a arte e o sentido comunitário na rua, classificadas como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Hélder Reis fala de Diu, que é como uma Ilha sagrada na Índia, natureza, mar, pessoas e respira muito alma portuguesa. Referências nos Lusíadas à fortaleza desta cidade.