Se a decisão de sair do pais é difícil, decidir e voltar para Portugal não é mais fácil. No Voltei de Lá, Maria de São José junta testemunhos de portugueses que partilham a experiência do regresso.
também disponível
Berta Montalvão esteve primeiro em Angola. Depois quis ajudar Timor-Leste, de onde voltou no ano passado. Agora faz um doutoramento na área da emigração e do regresso, para mostrar o que passa quem sai e quem volta.
A arquiteta Filipa Matos esteve em Nova Iorque, depois seguiu para a Austrália. Ao fim de onze anos, foi o companheiro australiano , apaixonado por Portugal, que a convenceu a voltar.
Nasceu em França, mas veio jovem para Portugal. Andou pelo Mundo, de aventura em aventura, com a família a crescer. Voltou para Leiria e está feliz rodeada de estrangeiros.
Domingos Fernandes foi para a Alemanha jovem, para mudar de vida. Voltou, ao fim de 23 anos, para cuidar da mãe e porque não queria morrer lá. Queria reconstruir a vida, no berço.
Conheceram-se no Príncipe e, numa década, criaram juntos uma vida e tantos projetos. Voltaram e trouxeram raízes. Agora estão em Sines, já a lançar novas sementes.
Conheceram-se em Espanha, Rui seguiu Rachel para França. Ficaram 13 anos em Toulouse. Agora, Rachel seguiu Rui para Lisboa. Se cá ficarem com os filhos, o Rui admite trocar Coimbra pela capital que o conquista.
A Mariana é formada em Biologia e o André em Microbiologia. Estiveram sete anos em Nova Iorque. Voltaram e vivem em Vales do Rio, aldeia na Covilhã. Ele está a estudar medicina e querem ficar no interior.
Foram 10 anos na Suiça. Teve gémeos lá. Tinha muitas saudades de Portugal. Voltou há 3 anos, mas agora sente falta da Suiça, até das muitas regras. Talvez regresse, um dia, para viver junto aos lagos e montanhas.
Teve que voltar da Austrália. Agora, pela filha, Solange está dividida. Entre as oportunidades de lá e o calor da família e amigos de cá.
Sempre quis conhecer mundo. Passou por Itália, Sri Lanka e viveu 4 anos na Nova Zelândia, onde conseguiu residência permanente. Mas aos 33 anos Carolina Guedes voltou, com o coração a bater forte por Lisboa.