Conhece a expressão nem tudo o que reluz é ouro? Referimos-nos a mensagens enganadoras e até fraudulentas que abundam em momentos de maior crise financeira.
O consumidor deve desconfiar de anúncios miraculosos de concessão de crédito. Estes anúncios, que aparecem na Internet, levam o consumidor a acreditar que se consegue a concessão mágica e muito rápida, sem formalidades, com discrição, a todos os consumidores que estejam interessados. Mesmo os consumidores que não têm conseguido obter crédito junto do banco ou àqueles que já estão em situação de incumprimento, através dos serviços anunciados conseguirão resolver estes problemas.
As entidades internacionais da área financeira lançaram mais um alerta sobre burlas ou fraudes de falsos intermediários de crédito.
O primeiro conselho é este: não arrisque a sua situação financeira ou mesmo o seu património. Seja cauteloso e certifique-se da veracidade da empresa que divulga esse anúncio.
Cuidado com os falsos concessionários e intermediários de crédito.
As entidades acreditadas para conceder e intermediários créditos não apresentam anúncios ou mensagens de conteúdos duvidosos, com erros ortográficos e de sintaxe. Mais, nenhuma entidade séria empresta crédito sem avaliar a situação financeira do consumidor. Logo, este é primeiro sinal que o deve fazer desconfiar.
Para exercer atividade, precisam do reconhecimento oficial das autoridades de supervisão bancária. Assim, se está mesmo interessado no serviço, consulte previamente a lista de intermediários de crédito autorizados por estas.
Se tiver dúvidas sobre a credibilidade da entidade, esclareça todas as suas dúvidas e não assine documentos, nem forneça dados pessoais, nem envie quantias em dinheiro.
Deixamos-lhe um desafio: consulte a lista de entidades autorizadas pelos Banco Oficiais (no caso nacional, falamos do Banco de Portugal) a conceder e intermediar crédito em Portugal. Informe-se, esteja atento às ofertas “fantásticas” e aos riscos inerentes.
Em caso de dúvida sobre os seus direitos, contacte a DECO.
Os Meus Direitos é uma rubrica semanal da jornalista Isabel Flora com a colaboração de Graça Cabral da Deco.