João Silva foi jovem para a Indonésia, porque sempre quis a experiência. Nem sonhava que viria de Jacarta, ao fim de 8 anos, com a mulher indonésia e com uma paixão também pelo país. A história desta semana partilhada com a Maria de São José no Voltei de lá, é também uma história de amor. Formado em Gestão em Braga, o João desafiou-se com um estágio Inov Contacto da AICEP. Foi parar a Jacarta e a cidade surpreendeu-o. Percebeu que o país é imenso e os 6 meses de estágio pareceram-lhe demasiado curtos. Foi ficando. Conheceu a Natasha e deu-se a faísca.
Até que o ano de 2020, forçou o João a regressar a Portugal. E a Natasha teve que ficar. Mas encontraram solução – casaram-se à distância, através de uma vídeo-chamada por WhatsApp.
A Natasha já podia vir para Portugal e cá estão desde 2020. Já não em Braga, mas no Algarve onde o João encontrou trabalho. A família já cresceu e a Natasha, que gosta muito de Portugal e dos portugueses, está a aprender cada vez mais e melhor a língua para, também ela, trabalhar como deseja.
Se vão ficar, se vão voltar para a Indonésia, se vão parar a outro lugar para onde mudem e se sintam bem, logo se verá. É que o João e a Natasha, um português e uma indonésia, estão de mente aberta para o Mundo. O testemunho que pode ouvir no Voltei de lá, na semana em que se assinala (dia 21) o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento.