Beatriz Albuquerque quer reunir testemunhos de emigrantes portugueses para uma instalação artística que chega em setembro ao Porto. O projeto começou por ser apresentado em França e nos Estados Unidos, onde a artista plástica viveu durante algum tempo, experiência que a levou a planear este trabalho. “Estudo o meu mestrado em Chicago, depois faço o doutoramento em Nova Iorque, por isso eu própria sou emigrante. E há um conjunto de histórias e tudo aquilo que surge com isso que me levou a pensar que gostava de juntar, partilhar essas memórias, fazer quase como um arquivo vivo não só a nível de transcrições mas também transformá-las e tratá-las de um modo performativo”, explica à RDP Internacional.
No projeto “Wonder Memories – Peregrinos da Memória”, Beatriz Albuquerque parte das experiências individuais e da relação com Portugal. Com perto de meia centena de testemunhos recolhidos, a artista recordou alguns: «ele disse uma frase que eu achei muito bonita que era o sabor de ser Portugal quando fala das saudades. Depois há outras histórias, outras imagens, que dá para fazer pedaços de filmes. “Lembro-me durante muitos anos, quando íamos de França para Portugal, mandávamos caixotes, malas inteiras com chocolates, rebuçados, brinquedos para distribuir pelos familiares, e quando vinha de Portugal para cá, a mesma mala vinha cheia de presuntos, queijo, feijão seco, grão, malas bem pesadas”. Depois, no meio da conversa, as pessoas lembram-se de outras histórias: “a minha mãe entretanto fez-me umas cuecas com uma bolsa na qual metíamos o dinheiro para evitar que fossemos roubados, assim o dinheiro ia bem protegidinho».
Na divulgação das memórias da diáspora portuguesa, a artista, que já foi distinguida com vários prémios nacionais e internacionais, cruza instalação, cianótipos, videoarte e cartazes. A exposição estará patente entre 14 de setembro e 5 de outubro na Cooperativa Árvore, no Porto, onde Beatriz Albuquerque marcará presença nos dias 16, 20, 23, 27 e 30 de setembro para recolher testemunhos. Se quiser participar neste projeto, pode enviar um email para wondermemoriesproject@gmail.com .