Uma ponte, estrutura pedonal que vai ligar Alcoutim a Sanlúcar de Guadiana será a grande atração da edição deste ano do singular Festival do Contrabando. Alcoutim (no distrito de Faro) e Sanlúcar de Guadiana (na província espanhola de Huelva), são separados por um rio, o Guadiana, com 220 metros de largura na ponto em que separa as duas localidades.
O festival do Contrabando, Tráfico de Artes, iniciou-se neste formato em 2017 e esta será a quarta vez que a ponte é montada, sob responsabilidade partilhada dos dois municípios.
Estão asseguradas atuações de rua feitas por artistas do mundo, haverá cante alentejano, arruadas e bandas de percussão, e na praia de Alcoutim, um mercado de cerveja artesanal e diversos espetáculos.
Mas a passagem em madeira sobre o rio será o ponto alto para todos os que queiram, a pé, visitar o outro lado do rio, o país vizinho, algo que habitualmente atrai tanto os espanhóis que virão a Portugal, como os portugueses que desejem visitar Espanha.
Um mercado de produtores será instalado dos 2 lados do Guadiana e pretende-se que seja fiel ao que seria um certame nos anos 40 do século XX.
Na ponte passarão 400 visitantes de cada vez e não haverá nem carrinhos de bebé nem bicicletas.
De 24 a 26 março Festival do Contrabando vai ligar Alcoutim e Sanlúcar
Saiba mais na página de facebook do festival.