Em Lisboa II, de Neill Lochery, professor catedrático e especialista em política e história, conta, com base em informação inédita, os meandros da fuga dos tesouros roubados pelos nazis após a Segunda Guerra Mundial, em particular o papel de Portugal e Espanha.
Sinopse da editora: “No final de janeiro de 1945, era evidente para a Alemanha que a guerra estava perdida. O Terceiro Reich estava em queda livre e os seus líderes, à exceção dos que se agrupavam em torno de Hitler no seu bunker de Berlim, procuravam fugir antes de serem capturados. Mas queriam levar consigo toda a sua riqueza: arte, pedras preciosas e ouro roubados.
As suas rotas de fuga eram diversas: a Suécia e a Suíça ostentavam proximidade bancária e industrial, enquanto Espanha e Portugal ofereciam uma costa atlântica convidativa e rotas marítimas para a América do Sul. E, de várias formas, cada uma destas chamadas nações neutras acolheu os fugitivos nazis, com a riqueza clandestina que transportavam.
Lisboa II relata a história fascinante da corrida para recuperar estes bens roubados antes que desaparecessem, e antes que a vontade de punir a Alemanha fosse substituída pelas considerações políticas da Guerra Fria, que se aproximava rapidamente.
O autor de bestsellers Neill Lochery dá a conhecer, de forma brilhante e com base em informação inédita, os meandros da fuga dos tesouros roubados pelos nazis – a última grande fuga da Segunda Guerra Mundial – , em particular o papel de Portugal na mesma.”