O eurodeputado Francisco Guerreiro vem este sábado à RDP-Internacional falar do projeto “Carne: a pegada insustentável”. Trata-se do primeiro documentário português a abordar a urgência de uma mudança nos padrões de alimentação da população mundial, privilegiando uma dieta plant-based (origem vegetal) em detrimento de uma assente em proteína animal. O eurodeputado Francisco Guerreiro, do Grupo Parlamentar Europeu Verdes/Aliança Livre Europeia, juntou-se novamente ao realizador Hugo de Almeida para desenvolver um filme baseado em entrevistas feitas a diversos especialistas, nacionais e internacionais, que tem estreia mundial marcada para o próximo dia 25 de novembro, no cinema Fernando Lopes (Lisboa).
Trailer de Hugo de Almeida
Produzido por Francisco Guerreiro e realizado por Hugo de Almeida, apesar de se centrar na realidade nacional, é filmado em países como Portugal, Líbano, Reino Unido, França e Bélgica, tendo a narração do ator Heitor Lourenço. Com mais de 20 entrevistas a especialistas na matéria, bem como a pessoas que adotaram uma alimentação plant-based, “Carne: a pegada insustentável” conta ainda com a participação do biólogo, escritor e cronista regular no “The Guardian”, George Monbiot, tal como do professor, Gabriel Mateus, e dos fundadores do santuário animal localizado em Paredes de Coura, a Quinta das Águias, Ivone e Joep Ingen Housz.
Francisco Guerreiro vem este sábado, dia 11, à RDP-Internacional, pelas 17h20, hora de Lisboa, falar deste projeto e dos desafios da alimentação no futuro.