No dia Mundial da Língua Portuguesa, falámos com Diana Abrantes, Educadora de Infância na Escola Portuguesa de Díli, onde vive com a família há mais de dois anos. Contou-nos que, fora os alunos da escola onde trabalha, só as pessoas mais velhas falam português. As ruas são um caos, está sempre calor, pode sair do trabalho e ir dar um mergulho e tem mais tempo e mais qualidade de vida. Diana gostava de conhecer outros países, mas nos próximos anos pretende ficar em Timor-Leste para continuar a desenvolver projetos de atividades extra-curriculares para as crianças do país. “Na altura em que Timor foi invadido pela Indonésia, foi proibido o português e acabaram por deixar de falar a língua portuguesa.”

Diana Abrantes, educadora em Timor-Leste
Diana, natural de Lisboa, enviou o currículo para a escola portuguesa em Timor e foi aceite

Diana Abrantes, educadora em Timor-Leste
Diana, natural de Lisboa, enviou o currículo para a escola portuguesa em Timor e foi aceite
-
29 Set, 2025
29 Set, 202532min
Luís Oliveira - Eindhoven/ Países Baixos
Luís Oliveira, natural de Valença do Minho, vive nos Países Baixos desde 2017. Economista fez consultoria e em 2019 criou a Aircision empresa tecnológica que inovou usando laser para transmitir dados através do ar, sem fios.
-
22 Set, 2025
22 Set, 202517min
Fernando Cabaço - Palma de Maiorca
Fernando Cabaço é natural de Lisboa, mas vive em Palma de Maiorca desde 1989. É presidente da Associação Cultural e Recreativa Casa Portuguesa e fundador da Câmara do Comércio Luso-Balear. Está já reformado.
-
15 Set, 2025
15 Set, 202522min
Francisco Gaspar - Munique
Francisco Gaspar, natural de Lisboa, lidera o departamento de cibersegurança da Isar AeroSpace, a primeira empresa espacial comercial europeia a lançar um foguete orbital da Europa continental. Vive em Munique desde 2019
-
08 Set, 2025
08 Set, 202539min
João Quinas - Nova Iorque
João Quinas, natural de Abrantes, é arquiteto e desde 2015 que está fora de Portugal. Após passagens pela Cidade do México, São Paulo e Paris, vive há sete anos em Nova Iorque onde recupera o interior de edifícios.
-
21 Jul, 2025
21 Jul, 202524min
João Pedro de Magalhães - Birmingham/ Reino Unido
João Pedro de Magalhães é natural do Porto e vive em Birmingham há 16 anos. É professor catedrático de bio gerontologia molecular na Universidade de Birmingham. Fundou, em Oxford, um laboratório de criopreservação.