Esta é uma boa notícia para as famílias, que já estão a começar a sentir um alívio nas prestações dos empréstimos à habitação.
O Banco Central Europeu-BCE decidiu esta há dias descer as taxas de juro em 25 pontos base. É uma redução ligeira, mas é também a primeira em dois anos e tem já um impacto nos empréstimos das famílias que viram o mercado antecipar esta descida.
De acordo com o comunicado divulgado pelo BCE “desde a reunião do Conselho do BCE de setembro de 2023, a inflação desceu mais de 2,5 pontos percentuais e as perspetivas de inflação melhoraram significativamente” facto que contribui para a decisão da redução das taxas do BCE.
Mas os consumidores têm de continuar a ser cautelosos no planeamento e gestão do seu dinheiro, uma vez que, continuam a existir pressões elevadas sobre os preços, “sendo provável que a inflação se mantenha acima do objetivo durante grande parte do próximo ano” e a descida das taxas perspetiva-se gradual e lenta e dificilmente irá para os valores anteriores a 2022.
Taxas Euribor a descer
No mês de maio assistimos à descida das taxas Euribor, em todos os prazos face ao mês de abril, assim temos:
· Euribor a 12 meses: a média mensal de maio desceu para 3,680%, foi de 3,703% em abril, e 3,718% em março;
· Euribor a 6 meses: esta taxa mensal caiu para 3,787 em maio, foi de 3,838% em abril e 3,895% em março;
· Euribor a 3 meses: a taxa do prazo mais curto desceu em maio para 3,813%, foi de 3,885% em abril e 3,923% em março.
Em caso de dúvida sobre os seus direitos, contacte a DECO.
Os Meus Direitos é uma rubrica semanal da jornalista Isabel Flora com a colaboração de Graça Cabral da Deco.