Imagem de Geometria Variável no Parlamento Europeu

Geometria Variável no Parlamento Europeu

As questões fundamentais deste novo ciclo na Europa

Imagem de Geometria Variável no Parlamento Europeu

Geometria Variável no Parlamento Europeu

As questões fundamentais deste novo ciclo na Europa

Emissão Especial do Geometria Variável, o último antes das férias, gravado no Parlamento Europeu, em Bruxelas, com um convidado especial, o Embaixador Português na REPER, Pedro Lourtie, numa edição dedicada em grande parte às questões europeias. Assinalamos a despedida de Carlos Carlos do Parlamento Europeu e olhamos para as questões fundamentais deste novo ciclo na Europa: como vão funcionar os novos Poderes – Carlos Coelho, ainda eurodeputado do PSD, explica porque é que, com o as circunstâncias saídas das eleições, o Conselho Europeu pode ser a instituição mais forte desta União a 27. As questões da Segurança, as negociações – muito complicadas – do quadro financeiro plurianual, o alargamento e o acordo – de que ninguém parece gostar – sobre as migrações.
A análise aos resultados das eleições, muito importantes, em França e no Reino Unido, com Nuno Severiano Teixeira a constatar uma surpresa e uma confirmação, e desafios diferentes para os dois países: a governabilidade no caso francês, corresponder às expectativas no inglês. E Carlos Coelho a manifestar uma preocupação: a perceção que pode passar para alguns eleitores de que a Democracia pode não estar a ser conseguida nestas duas eleições. Pedro Lourtie analisa as consequências nas Instituições Europeias, no contexto da NATO e dos aliados.
Como sempre, ainda temos os Redondos, Bicudos e Quadrados, em que todos concordam no bicudo: o bombardeamento russo a um Hospital Pediátrico em Kiev. Ainda pistas para o fim de semana. Tudo para ouvir na sua Rádio, ou integralmente em Podcast.