O Secretário de Estado das Comunidades não comenta as denúncias feitas contra a Cônsul Geral de Portugal em Genebra, na Suíça. O Sindicato dos Trabalhadores Consulares denunciou ontem situações de assédio, perseguição e humilhação a funcionários em Genebra. A queixa foi apresentada na Inspeção Geral Diplomática e Consular – também ao Ministério Público. A informação foi confirmada à RDP Internacional pelo ministério dos Negócios Estrangeiros – o qual informa que está a acompanhar de perto a denúncia. Para a semana, o Secretário de Estado das Comunidades desloca-se a Genebra, mas José Cesário não faz comentários.
Esta semana na Assembleia da República o tema do voto por correspondência, para os portugueses no estrangeiro, levou a trocas de acusações, entre os três partidos com maior representação parlamentar. O plenário foi agendado para discutir a criação de um círculo nacional de compensação. Terminou com o PS, PSD e Chega a discutirem a votação no estrangeiro e a pedirem alterações à lei.
Para a semana parte para uma nova viagem, o Secretário de Estado das Comunidades. Chegou do Brasil na última noite e para a semana viaja para a Suíça, Luxemburgo e Alemanha. Em quase uma semana no Brasil, José Cesário passou por São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Juiz de Fora e Belém do Pará. Passou por mais de uma dúzia de instituições e associações portuguesas e entregou apoios financeiros, a rondar os 100 mil euros. Ouviu queixas sobre o atendimento nos consulados, prometeu muitas mais permanências consulares (uma espécie de serviços consulares itinerantes), entre outras mudanças. À RDP Internacional revela que pretende fazer alguns melhoramentos no concurso para apoio às associações portuguesas no mundo. José Cesário garante ainda que faz questão, nas suas viagens, de se reunir sempre com os conselheiros das comunidades portuguesas. A reunião mundial em Lisboa deve acontecer em outubro.