“Obrigado e boa viagem” será a mensagem mais escutada amanhã em Vilar Formoso quando a Associação Internacional dos Lusodescendentes se cruzar com os emigrantes que estarão a acabar as férias em Portugal e a regressar às suas casas.
É a 4ª edição desta iniciativa mas José Governo da AILD reconhece que, este ano, a emoção deverá ser maior do que o habitual porque, para muitos, os dias de descanso foram na realidade passados a combater os fogos que têm atingido o norte do país.
A despedida aos emigrantes será amanhã entre as 10 e a uma da tarde, na antiga fronteira de Vilar Formoso, onde vão estar representantes da Associação Internacional dos Lusodescendentes e da Fundação da Associação Empresarial de Portugal.
As boas-vindas no início do mês foram asseguradas pela Cap Magellan. A associação de jovens lusodescendentes, sediada em França, é dirigida por Lurdes Abreu, natural de Gouveia, no distrito da guarda, um distrito assolado pelos fogos, emigrou em 1996 com os pais e regressou a Portugal há dois anos.
À margem do ultimo encontro de jovens lusófonos e lusodescendentes da Cap Magellan, este mês em cascais, Lurdes Abreu contou ao repórter Gonçalo Costa Martins como foi viver para França.