Está para breve, o Consulado Geral de Portugal em Andorra. Promessa de José Cesário. A missão criada por decreto ainda não tem instalações, mas já tem Cônsul. Duarte Pinto da Rocha é o primeiro Cônsul Geral de Portugal em Andorra. Apresentou-se à comunidade este mês, no dia 12 de Outubro, e recebeu, na última terça feira, a visita do Secretário de Estado das Comunidades. José Cesário prometeu para breve a abertura do Consulado Geral de Portugal em Andorra. Até este abrir portas, é ao Consulado Honorário que os portugueses devem continuar a dirigir-se, aliás como têm feito nos últimos 12 anos.
Em Toulouse, em aberto está a promoção do Vice-Consulado a Consulado. Explicações do Secretário de Estado José Cesário. A extinção dos Vice-Consulados foi proposta pelo anterior governo socialista. José Cesário nunca esteve de acordo e agora adianta na RDP Internacional que o executivo está a refletir sobre a revisão do regulamento consular.
A rede consular foi um dos temas da visita do Secretário de Estado das Comunidades a Andorra e Toulouse, comunidades que mantêm fortes ligações a Portugal. Para já, José Cesário anuncia o regresso das permanências a Perpignan.
E na bagagem, de Andorra, José Cesário trouxe preocupações com o ensino da língua portuguesa. O Secretário de Estado das Comunidades falou sobre as visitas realizadas no início da semana a Andorra e Toulose, que incluíram ainda um encontro com os empresários da Delegação da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa de Toulouse, preocupados com o setor do imobiliário.