Programa semanal sobre temas da atualidade com a presença de correspondentes da imprensa internacional em Lisboa. Apresentação de Paulo Dentinho. Mundo sem Muros é a versão radiofónica do programa com o mesmo nome da RTP 3.
também disponível
A reunião magna das Nações Unidas revelou a debilidade da organização perante a crescente multipolaridade do mundo, houve mesmo ausências significativas, Macron, Rishi Sunak, Xi Jinping, Modi e Vladimir Putin.
A União Europeia está bem e recomenda-se, poderia ser o resumo do último estado da União de Ursula Von Der Leyen. A Presidente da Comissão defendeu o balanço da sua presidência e os desafios pelos quais passou, com destaque para a pandemia de Covid e a guerra na Ucrânia.
Em Portugal avaliou-se o estado do país quando o governo entrou no parlamento, trazia bons números da economia, das contas públicas e do desemprego, mas não só a dívida portuguesa foi reduzida, os salários aumentaram e o investimento externo bateu recordes. Para o governo, o futuro do país parece passar sobretudo pelo controlo do défice e da dívida.
A deceção de Zelensky e a reviravolta de Erdogan marcaram a Cimeira da Nato em Vilnius. Apesar da semântica de uma Ucrânia mais próxima da Nato, ela não obteve muito mais do que as intenções de há 15 anos em Bucareste, um convite quando os aliados concordarem e as condições forem cumpridas, dito de outro modo, quando respeitar padrões sobre a democracia e integração militar.
O relatório preliminar da comissão de inquérito à TAP foi conhecido, elaborado e apresentado por uma deputada do PS é um documento longo, apesar disso está marcado por lacunas e ambições. Ignora por exemplo, o episódio no Ministério de João Galamba, com a demissão de um assessor, ameaças físicas e o envolvimento dos serviços secretos.
A morte de um jovem pela polícia, foi detonador de noites de violência em várias cidades francesas. Foram vandalizados edifícios, escolas, bibliotecas, mas também lojas, transportes públicos e carros particulares.
Dois dias para combater a pobreza no mundo e as alterações climáticas é manifestamente pouco face à magnitude do problema, mas foi exatamente o que aconteceu em Paris com vários Chefes de Estado e de Governo a constatarem como essas duas urgências estão relacionadas.
O mar voltou a encher-se de cadáveres de migrantes afogados na proximidade da Grécia, após o naufrágio do barco onde se encontravam. Algumas ONGS acusam a Agência Europeia Frontex de não ter socorrido a embarcação.
A capa deste livro, o livro branco do serviço público de rádio e televisão foi gerada através da inteligência artificial. Isto significa desde logo, que foi possível prescindir do trabalho de um ser humano e dos encargos financeiros dele decorrentes. É um mero exemplo do que aí vem, que suscita inúmeras questões e com milhões de empregos a estarem em causa, por exemplo.
Faz ideia da quantidade de plástico que ingere por semana? É algo equivalente a 5 gramas, mais ou menos um cartão de crédito ou de cidadão se quiser.