Macau não está a aceitar novos pedidos de residência de portugueses. De acordo com a agência de notícias Lusa os Serviços de Imigração não aceitam os pedidos justificados com o “exercício de funções técnicas especializadas”. No entanto, dão luz verde aos casos de agrupamento familiar ou de anterior ligação ao território. O Consulado de Portugal em Macau está em conversações com as autoridades da região administrativa especial chinesa. Estas restrições estão a afetar novas contratações, por exemplo do Instituto Português do Oriente. O Instituto foi obrigado a pedir vistos de trabalho precário para professores. Vistos que não incluem os mesmos benefícios na saúde ou educação.
Macau restringe pedidos de residência de portugueses
Instituto Português do Oriente foi obrigado a pedir vistos de trabalho precário para professores
Macau restringe pedidos de residência de portugueses
Instituto Português do Oriente foi obrigado a pedir vistos de trabalho precário para professores
-
21 Jan, 2026
21 Jan, 202612min
Chega desafia Montenegro para acordo sobre voto na emigração
No debate quinzenal no parlamento, o Chega desafiou o Primeiro-ministro para se comprometer, com um acordo no parlamento para facilitar o voto dos portugueses no estrangeiro. Edição Isabel Gaspar Dias
-
20 Jan, 2026
20 Jan, 202613min
MNE empenhado na participação eleitoral dos emigrantes
Paulo Rangel declarou guerra à desinformação nas comunidades portuguesas, na Comissão Parlamentar de Negócios Estrangeiros. Jornal Luso-Americano elege portugueses que marcaram 2025 e vão estar em destaque este ano.
-
19 Jan, 2026
19 Jan, 202610min
André Ventura ganha na emigração com 41.8% dos votos
António José Seguro ficou com 23.2%. Suíça foi onde Ventura teve mais votos. Seguro ganhou no Reino Unido, Alemanha e Bélgica.
-
16 Jan, 2026
16 Jan, 202612min
Presidenciais: emigração passa quase ao lado da campanha
Mas os votos dos eleitores no estrangeiro podem decidir quem passa à segunda volta. Na Suíça, nas eleições comunais de 8 de março, Sandra Pernet, é uma das candidatas à assembleia municipal de Lausanne.
-
15 Jan, 2026
15 Jan, 202611min
Portugueses na Austrália motivados para votarem
É a convicção da conselheira das comunidades portuguesas. No entanto, lembra que as distâncias são enormes no país. Erasmus Network recebeu queixas de estudantes no estrangeiro que não conseguiram votar.