O Lusitano Club of Califórnia. Este clube foi fundado para promover e preservar a história, a cultura e o património dos descendentes dos portugueses do Extremo Oriente, conhecidos como “macaenses”. Macau foi um território português durante quase 450 anos, de 1557 a 1999. A sua localização no Delta do Rio das Pérolas, em frente a Hong Kong, deu origem a uma cultura híbrida única de influência ocidental e asiática.
A missão do Lusitano Club é educar, celebrar e promover a história, língua, literatura, arte, música, desporto e gastronomia, tal como se desenvolveu em Macau, Hong Kong, Xangai e noutros locais ao longo das rotas comerciais de especiarias onde os portugueses estabeleceram a sua presença. Desde a sua fundação em 1984, e com mais de 850 sócios, o Lusitano Club of Califórnia está agora a fomentar a participação ativa dos jovens, organizando muitos eventos sociais e atividades desportivas que promovam o conhecimento e a apreciação legado cultural luso-macaense.
Este sábado, dia 20, pelas 18h20, hora de Lisboa, Maria João da Cruz, diretora do Lusitano Club of Califórnia vem à RDP-Internacional falar do Club, da sua história e projetos futuros.
Maria João da Cruz