O marido de Marta Peixoto foi o primeiro a ir para França. Oito meses depois, Marta mudou-se com as três filhas para Dijon, capital da histórica região da Borgonha, no leste da França e uma das principais áreas produtoras de vinho do país. Depois de onze anos na cidade (e uma pequena passagem pelo Reino Unido) e ultrapassada a barreira linguística, Marta sente-se bem em Dijon e abriu um restaurante chamado “Saveurs de Porto”, onde serve pratos tipicamente portugueses. “O que falta, porque estamos longe do mar, é realmente o nosso peixe. (…) Isso falta-me. Falta-me o mar.”

Marta Peixoto, Saveurs de Porto em Dijon
Marta sente-se bem em Dijon e abriu um restaurante chamado "Saveurs de Porto", onde serve pratos tipicamente portugueses

Marta Peixoto, Saveurs de Porto em Dijon
Marta sente-se bem em Dijon e abriu um restaurante chamado "Saveurs de Porto", onde serve pratos tipicamente portugueses
-
10 Mar, 2025
10 Mar, 202521min
Solange Kardinaly - "imigrante itinerante"
Solange Kardinaly é ilusionista e a primeira mulher portuguesa a ganhar um Mandrake de Ouro, os Óscares da magia. É de Leiria, mas vive mais tempo no estrangeiro que em Portugal. Troca 25 vezes de roupa apenas num minuto.
-
03 Mar, 2025
03 Mar, 202520min
Ângela Silva - Valais/Suiça
Ângela Silva vive no cantão suiço de Valais há mais de uma década. É cozinheira num lar de idosos e fundou um projeto de ajuda a crianças com deficiências e doenças raras, "As Meninas da Suiça".
-
24 Fev, 2025
24 Fev, 202525min
Teresa Silva - Islândia
Teresa Silva vive na Islândia desde 2007. É bióloga marinha e descobriu que a população de krill (na base da cadeia alimentar) diminuiu 70% no Atlântico. Trabalha no Instituto de Investigação Marinha da Islândia.
-
17 Fev, 2025
17 Fev, 202531min
Sara Moura - Guiné Bissau
Sara Moura é gestora de projetos na Guiné Bissau depois de ter passado pelo Brasil e por São Tomé e Príncipe. Trabalha para a capacitação dos jovens através da leitura num projeto financiado pelo Instituto Camões.
-
10 Fev, 2025
10 Fev, 202519min
Raquel Sousa - Oxford
Raquel Sousa, natural do Porto, investiga as abelhas do mel. Está no Reino Unido há mais de dez anos e, nesta altura, faz em Oxford um
pós-doutoramento onde investiga o comportamento da abelha melífera.