Não é um indocumentado, antes pelo contrário. Há um português detido nos Estados Unidos, que corre o risco de vir a ser deportado, tendo em conta a atual política norte-americana. Rui Murras foi apanhado pelo Serviço de Imigração, há 15 dias, quando voltava de uma viagem ao México. Vai ser ouvido em tribunal na quinta-feira. Tem autorização de residência permanente no país, onde vive desde os dois anos.
A família desconfia que na origem da detenção pode estar um registo criminal antigo. Iniciou uma angariação de fundos na Internet, que já fechou, depois de recolhidos mais de 18 mil dólares, para suportar as despesas legais. Márcia Sousa da Ponte, conselheira das comunidades portuguesas em New Bedford, acha que em causa pode estar o registo criminal de há 13 anos.
O Secretário de Estado das Comunidades afirma que o governo português está a acompanhar este caso. José Cesário reconhece que é crítico. As deportações têm acontecido ou por falta de autorização de residência nos Estados Unidos ou por causa de crimes como tráfico de droga, por ex.
Explica o Secretário de Estado das Comunidades que este ano houve 5 expulsões dos Estados Unidos, mas nenhum caso de um cidadão com autorização de residência. As 5 expulsões resultam de processos que vinham de trás, antes do regresso de Trump. Rui Murras vai ainda ser ouvido em tribunal.