Números surpreendentes: são à volta de 7 mil e 500 os portugueses e lusodescendentes no estado norte-americano do Utah. Há mais de 5 mil estudantes de português. Uma coisa arrasta a outra. Portugal já tem um cônsul honorário no Utah. Mais de 5 mil alunos aprendem português no estado norte americano no Utah. Do jardim escola ao décimo segundo ano são cerca de 3.250.
Números avançados à RDP Internacional pelo Cônsul Honorário de Portugal no Utah, Luís da Câmara Manoel, para sublinhar que a língua portuguesa está no terceiro lugar das línguas com mais expressão naquele estado norte-americano. A alguns dias da primeira visita do Embaixador de Portugal nos Estados Unidos, Francisco Duarte Lopes, ao Utah. O Cônsul Honorário Luís da Câmara Manoel destaca a entrada de produtos portugueses no mercado do Utah, do vestuário aos pastéis de nata.
Criar condições para que os portugueses se sintam em casa é o objetivo de Luís da Câmara Manoel que chamou a si a a criação de um espaço para a comunidade. O apoio consular está centrado no Consulado Geral de Portugal a São Francisco, a mais de 8 mil quilómetros de Salt Lake City, capital do Utah que, em Setembro, nos dias 22 e 23, vai receber a visita de funcionários consulares. Uma presença consular para tratar de documentos adianta o Cônsul Honorário Luís da Câmara Manoel.
As estimativas apontam para 7 mil e 500 portugueses e luso americanos a viverem no Utah, o estado norte-americano considerado a Meca da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.