No coração do Bairro Alto, mesmo no centro de Lisboa, o edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo. Vendo isto como uma imagem perfeita da morte de uma certa Lisboa no rescaldo da crise financeira e do crescimento imobiliário e turístico exponencial que se lhe seguiu, o realizador filma um diário urbano que retrata o quotidiano do estaleiro de obras e os que aí trabalham. O que começa por ser um filme centrado no trabalho acaba por ser a história da relação do realizador com a sua terra natal e com as pessoas que a construíram. É este o mote para “A morte de uma cidade”, o documentário de João Rosas que venceu o prémio de melhor documentário Doc Alliance 2023, um galardão que é atribuído por sete festivais europeus.
João Rosas e o documentário “A morte de uma cidade”
O edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo
João Rosas e o documentário “A morte de uma cidade”
O edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo
-
13 Jan, 2025
13 Jan, 202515min
Solange Kardinaly
Já era recordista mundial de trocas de roupa num minuto e, em 2024, Solange Kardinaly viu a sua magia levada a milhões de pessoas através do America's Got Talent e ganhou um Madrake d'Or.
-
30 Dez, 2024
30 Dez, 202419min
André de Freitas
Um português que ganhou o "passaporte" de cidadão do mundo através do humor, André de Freitas usa a sua própria história como material para espetáculos de stand-up comedy em diferentes países.
-
23 Dez, 2024
23 Dez, 202416min
Jorge Ramos
O compositor Jorge Ramos já tem um currículo bem recheado, onde se inclui um doutoramento em música, em Londres. Agora, aos 29 anos, foi um dos selecionados para programa Young Composers da London Philharmonic Orchestra.
-
16 Dez, 2024
16 Dez, 202414min
Rickas
O novo campeão nacional de batalhas de rimas improvisadas chama-se Rickas. O MC de Espinho foi o vencedor do Red Bull FrancaMente 2024.
-
09 Dez, 2024
09 Dez, 202416min
Elisabete Ferreira
Pela primeira vez, o vencedor do prémio de Melhor Padeiro do Mundo é uma mulher... e é portuguesa: Elisabete Ferreira é padeira, gestora e investigadora, agora reconhecida a nível mundial.