No coração do Bairro Alto, mesmo no centro de Lisboa, o edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo. Vendo isto como uma imagem perfeita da morte de uma certa Lisboa no rescaldo da crise financeira e do crescimento imobiliário e turístico exponencial que se lhe seguiu, o realizador filma um diário urbano que retrata o quotidiano do estaleiro de obras e os que aí trabalham. O que começa por ser um filme centrado no trabalho acaba por ser a história da relação do realizador com a sua terra natal e com as pessoas que a construíram. É este o mote para “A morte de uma cidade”, o documentário de João Rosas que venceu o prémio de melhor documentário Doc Alliance 2023, um galardão que é atribuído por sete festivais europeus.

João Rosas e o documentário “A morte de uma cidade”
O edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo

João Rosas e o documentário “A morte de uma cidade”
O edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo
-
28 Jul, 2025
28 Jul, 202516min
Lili
Com os seus movimentos de dancehall, Lili foi avançando nas eliminatórias e acabou a vencer a edição deste ano do Red Bull Dance Your Style. Agora, vai representar Portugal em Los Angeles, na final mundial.
-
21 Jul, 2025
21 Jul, 202516min
José Oliveira
O melhor professor do ano 2025 veio ao Holofote! José Oliveira dá aulas de geometria descritiva em Leiria e foi o vencedor do Global Teacher Prize Portugal.
-
14 Jul, 2025
14 Jul, 202512min
Vânia Baptista
Vânia Baptista, investigadora principal do projeto LittleFish STP, foi escolhida pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO para a Mário Ruivo Memorial Lecture deste ano.
-
07 Jul, 2025
07 Jul, 202516min
Fortunato da Câmara
O novo livro do crítico gastronómico Fortunato da Câmara aborda a história e a importância do arroz na cozinha portuguesa. Chama-se "Arroz Português - Um Mundo Gastronómico" e foi premiado internacionalmente.
-
30 Jun, 2025
30 Jun, 202514min
Patrícia Bernardo
Foi a falar sobre ciência, sobre a avó e sobre chouriços que Patrícia Bernardo conseguiu a vitória no concurso "3 minutos de tese" deste ano, promovido pela Universidade de Lisboa.