No coração do Bairro Alto, mesmo no centro de Lisboa, o edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo. Vendo isto como uma imagem perfeita da morte de uma certa Lisboa no rescaldo da crise financeira e do crescimento imobiliário e turístico exponencial que se lhe seguiu, o realizador filma um diário urbano que retrata o quotidiano do estaleiro de obras e os que aí trabalham. O que começa por ser um filme centrado no trabalho acaba por ser a história da relação do realizador com a sua terra natal e com as pessoas que a construíram. É este o mote para “A morte de uma cidade”, o documentário de João Rosas que venceu o prémio de melhor documentário Doc Alliance 2023, um galardão que é atribuído por sete festivais europeus.

João Rosas e o documentário “A morte de uma cidade”
O edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo

João Rosas e o documentário “A morte de uma cidade”
O edifício de uma antiga tipografia é demolido para dar lugar a apartamentos de luxo
-
14 Abr, 2025
14 Abr, 202517min
Maria Abranches
A fotojornalista Maria Abranches é a autora do projeto fotográfico "MARIA", que segue a vida de uma trabalhadora doméstica e cuidadora. Esse trabalho foi distinguido na competição do World Press Photo 2025.
-
07 Abr, 2025
07 Abr, 202515min
Pedro Miguel Ribeiro
Aos vários talentos que já lhe conhecíamos (argumentista, ator, apresentador, humorista, radialista...), Pedro Miguel Ribeiro adiciona, agora, ao leque autor de livros. "A Última Ilusão" é o primeiro.
-
24 Mar, 2025
24 Mar, 202516min
Francisco Mota Saraiva
Francisco Mota Saraiva é o mais recente vencedor do Prémio Literário José Saramago. Foi escolhido pelo livro "Morramos ao Menos no Porto", que deverá chegar aos vários países lusófonos.
-
17 Mar, 2025
17 Mar, 202515min
Ricardo Dinis-Oliveira
Ricardo Dinis Oliveira é especialista em ciências forenses, uma área que, depois de décadas de estagnação, conheceu, em Portugal, um desenvolvimento exponencial, desde o início do século 21.
-
10 Mar, 2025
10 Mar, 202513min
Luísa Sobral
Por vezes as canções não são suficientes para partilhar uma história e assim surge o primeiro romance da cantautora: "Nem Todas as Árvores Morrem de Pé".