Isabel Drumond Braga é coordenadora da obra “História Global da Alimentação Portuguesa”. Apresenta 101 textos e conta com a colaboração de 69 autores — 59 nacionais e 10 estrangeiros.
Sinopse: “Este volume dedicado à história global da alimentação portuguesa, focado preferencialmente numa ótica cultural, estuda um conjunto de temas, figuras e correntes desde a formação de Portugal até à atualidade. Mais do que biografias de figuras ou de géneros alimentares em sentido restrito, evidencia intercessões e polinizações pelo mundo, demonstrando uma dinâmica de trocas, nem sempre devidamente salientadas. Das histórias milenares do pão, mel e queijo aos pratos medievais, da revolução culinária introduzida pelas especiarias ao azeite português no mundo, dos receituários conventuais às presenças judaica e muçulmana na nossa alimentação, do chá dos Açores à mais antiga região vinhateira no Douro, do Livro de Pantagruel à Teleculinária, das estrelas Michelin em Portugal à Fruta Feia, os 68 autores, 58 nacionais e 10 estrangeiros de formação especializada, apresentam sínteses analíticas atualizadas, em que procuram mostrar os encontros, as trocas, as adaptações e as transformações, numa rede complexa que permite compreender o impacto dos fenómenos gerais nos espaços mais circunscritos.
“O reino de Portugal, tal como o de Castela, através das viagens marítimas dos séculos XV e XVI, foi pioneiro da globalização e contribuiu decisivamente para o alargamento das fronteiras do saber, embora centrado em si mesmo, como era norma na época. Mas foi então que, em matéria de géneros alimentares, se deu o início da globalização. Portugueses e castelhanos encontraram novos produtos em África, na Ásia e na América, conduziram-nos para a Europa e levaram-nos igualmente para outros espaços, por exemplo, transportando os de África e da Ásia para a América e os da Europa para esses continentes, o que nunca excluiu rejeições e adaptações.”
Isabel Drumond Braga, professora universitária, doutorada em História, tem desenvolvido intensa atividade como investigadora e participado a nível científico com comunicações em múltiplos Congressos no país e no estrangeiro.