Vive na Austrália mas está a organizar uma conferência em Mirandela, distrito de Bragança, para 2025. Aldónio Ferreira é professor universitário na Monasch University, em Melbourne.
Quando se mudou, pensava que era por pouco tempo, mas afinal, já lá vão 20 anos. Professor de contabilidade de gestão, é fundador da rede Grudis, uma comunidade que reúne cerca de três centenas de investigadores portugueses e estrangeiros na área da contabilidade. São eles que se vão reunir no nordeste transmontano daqui a poucos meses.
Aldónio Ferreira é madeirense, estudou no Porto, e à RDP Internacional afirma ter uma forte ligação a Portugal que cultiva à distância. No dia-a-dia na Austrália, só mesmo quando viaja é que sente o país de origem.
Aldónio Ferreira é casado com uma açoriana, vivem na Austrália há 20 anos. As novas tecnologias encurtam a distância e a academia vai ajudando também as viagens intercontinentais.”
No site da rede lê-se que “A Rede Grudis é uma comunidade de investigadores na área da Contabilidade. Criada em 2001, a Rede Grudis tem como missão “promover o desenvolvimento da investigação em Contabilidade, fomentando a interação entre as comunidades portuguesa e internacional”. Neste sentido, a Rede Grudis promove a produção científica, a discussão de questões e de trabalhos na área da Contabilidade, e atua como um elo de ligação entre investigadores. A sua visão consiste em “ser um parceiro dinâmico, reconhecido internacionalmente pela comunidade global de investigadores em Contabilidade.”
A Rede Grudis é constituída por investigadores na área, de nacionalidade portuguesa e estrangeira. A adesão à Rede Grudis requer que os interessados partilhem da visão do grupo e que estejam dispostos a contribuir para o cumprimento da sua missão. Requer, ainda, o fornecimento de algumas informações tidas por necessárias pela Direção.
Atualmente, a Rede Grudis conta com mais de 350 membros, pertencentes a universidades, institutos e profissionais, sendo a maioria docentes do ensino superior. Alguns membros desempenham o papel de Embaixadores Grudis nas instituições de ensino em que estão afiliados.”