A maioria dos portugueses na Alemanha acha que tem mudado e para pior, nos últimos anos, a forma como os alemães olham para os imigrantes no país.
Esta é uma das conclusões do inquérito lançado à comunidade portuguesa pela ASPPA – a Associação dos Pós Graduados Portugueses na Alemanha quis saber quem são, o que fazem e onde estão os portugueses na Alemanha.
Outra das conclusões do inquérito é que a maioria dos portugueses que responderam pretende continuar a viver na Alemanha.
O inquérito foi feito no verão, entre junho e setembro.
Obteve pouco mais de 200 respostas.
O que mais surpreendeu a ASPPA foi o tipo de pessoas que responderam – pessoas com qualificação académica superior, o que não deverá corresponder à maioria dos portugueses na Alemanha.
Flávio Ramos, presidente da Associação, explica como foi divulgado este inquérito.
Foram acima de tudo pessoas muito qualificadas que responderam ao inquérito da Associação dos Pós Graduados Portugueses na Alemanha.
A ASPPA promete trabalhar para divulgar mais informação junto dos portugueses na Alemanha.
São à volta de 140 mil, mas com os lusodescendentes serão provavelmente o dobro.
A Associação dos Pós Graduados Portugueses na Alemanha junta-se a outro o grupo, o Grupo de Reflexão e Intervenção da Diáspora Portuguesa na Alemanha, para tentar que os portugueses se envolvam mais com organizações portuguesas no país, o que não acontece atualmente.
Flávio Ramos da ASPPA, a Associação dos Pós Graduados Portugueses na Alemanha, que já não é o que era.
Hoje em dia a associação quer ajudar todos os portugueses a integrarem-se bem no país.
Quando começou tinha outro objetivo
Flávio Ramos da ASPPA. Associação de Portugueses na Alemanha, uma organização que pode ser facilmente encontrada na Internet.