Janeiro marca o fim do IVA zero. Saiba como organizar-se para superar mais esta subida de preços. A medida extraordinária de apoio às famílias que ficou conhecida como IVA Zero terminou no dia 5 de janeiro e, agora, os preços de quase 50 produtos estão de volta à dura realidade.
Entretanto, as despesas vão aumentar em diversos sectores, para além do da alimentação, temos os aumentos da energia e das telecomunicações, entre outros.
Deixamos as seguintes recomendações para suportar estes novos aumentos:
· Elabore a lista de compras e procure que toda a família participe, já que todos se apercebem do que falta em casa.
· Defina o valor a gastar: Quando estiver a preparar a lista de compras, coloque à frente o preço médio de determinado produto, assim saberá, em média, quanto irá gastar na totalidade.
· Separe os produtos por categoria: permite-lhe poupar tempo e até dinheiro.
· Verifique sempre os prazos de validade: é frequente encontrarmos artigos com prazos de validade quase a terminar e com desconto que pode ultrapassar os 50%. Avalie a possibilidade de o consumir dentro do prazo indicado e aproveite a redução de preço.
· Leve os sacos reutilizáveis: além da vertente económica, contribui para diminuir a quantidade de plástico que usamos. Procure também uma solução, como sacos de pano para a fruta e o pão, para evitar os novos gastos com os sacos ultra-leves.
· Analise os produtos de marca própria ou marca branca: podem ser uma boa opção em termos de preço e qualidade.
· Compare os preços ao litro e quilo: os produtos devem ter afixado o preço unitário, mas também o preço por quilo/litro se tornando, dessa forma, mais fácil comparar preços.
Em caso de dúvida sobre os seus direitos, contacte a DECO.
Os Meus Direitos é uma rubrica semanal da jornalista Isabel Flora com a colaboração de Graça Cabral da Deco.
Artigo na Deco Pro Teste: Cabaz alimentar sem IVA zero aumenta quase 8 euros