A AILD – Associação Internacional dos Lusodescendentes, este sábado, organiza, pelo quarto ano consecutivo, a campanha “Obrigado e Boa Viagem” na fronteira de Vilar Formoso, um gesto simbólico para agradecer e valorizar a presença dos emigrantes em Portugal.
A Raquel Barreira vai falar com eles, este sábado, no Dia de Folga.
É uma ação junto dos emigrantes portugueses que, acabando as férias, voltam de carro para os seus países de residência.
Umas das coisas que fazem nesta campanha é entregar um pequeno cabaz com artigos portugueses, fornecidos pelas marcas e parceiros que se juntaram à campanha.
No site da campanha lê-se que: “Terminadas as férias, surge de novo o momento da partida, da despedida. E é precisamente pela valorização da vinda e presença dos emigrantes/lusodescendentes em Portugal, que a AILD se desloca à Fronteira de Vilar Formoso, concelho de Almeida, para simbolicamente desejar BOA VIAGEM de regresso aos nossos compatriotas, aos seus países de acolhimento e também, dizer-lhes OBRIGADO, pelo importante contributo que deixaram ao país e que continuaremos sempre a recebê-los de braços abertos“.
“Aproveitando uma boa ideia de um destacado membro da comunidade portuguesa em França, e fundador do prestigiado LusoJornal, Carlos Pereira, que entendeu que se deveria homenagear os nossos compatriotas no seu regresso a casa depois de umas merecidas férias em Portugal durante o verão, a AILD transformou a ideia na criação do evento “Obrigado e Boa Viagem”, dando uma nova dimensão à despedida, através de uma sentida homenagem. A primeira edição realizou-se no dia 27 de agosto de 2022, na fronteira de Vilar Formoso“.
A iniciativa, que se realiza na fronteira de Vilar Formoso, ponto de passagem crucial para quem regressa aos seus países de acolhimento, tem como principal objetivo reconhecer o profundo impacto socioeconómico dos emigrantes no país, especialmente em territórios de baixa densidade.