Como e onde pedir a reforma é a questão que mais dúvidas levanta entre a esmagadora maioria dos portugueses em França, que se aproximam da idade de reforma. Por isso, sábado, há uma sessão de esclarecimentos, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Paris.
O adido da segurança social no consulado português vai lá estar para explicar tudo. Pedro Pacheco recomenda que o processo comece a ser tratado com muita antecedência, por volta dos 55 anos. O ponto de partida é onde começar? É no país de residência, explica, tanto para
a reforma francesa como para a portuguesa. O adido da segurança social no consulado de Portugal em Paris pode ajudar, por exemplo, no acesso à lista de descontos feitos em Portugal, quando for esse o caso.
A idade de reforma é diferente em França e em Portugal, por isso, regra geral, os processos devem ser iniciados em momentos diferentes. Dúvidas que Pedro Pacheco vai esclarecer, explicações sobre o acesso aos descontos e os processos de reforma. São dúvidas que se estendem-se a muitos outros portugueses noutros países.
Por isso, há mais adidos da segurança social. Brevemente vão ser sete. Existem em França, na Suíça, Luxemburgo, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e em breve no Canadá.