António Jorge vai país fora conhecer as instalações de várias empresas, a forma como funcionam e produzem, e as medidas de sustentabilidade que já adotaram, como a redução da fatura energética ou o uso preferencial de recursos renováveis ou reutilizáveis na cadeia de valor.
também disponível
No Mapa da Sustentabilidade, em período de férias, voltamos às empresas que fizeram a primeira temporada. Neste episódio alguns dos momentos das conversas com o Grupo Casais, a Cordex e a HFA
No Verão, o Mapa da Sustentabilidade faz uma revisão da primeira temporada. A Olimec e a Jacinto Lda marcam o programa de hoje. Duas empresas centradas no camião: uma de recolha de resíduos a outra de combate a incêndios
Na indústria têxtil a sustentabilidade tem muitas facetas. Na RDD Textiles, Adalberto e Tintex, que recordamos agora, esse é o objetivo que orienta o dia a dia.
Durante as viagens pelo Mapa da Sustentabilidade a descoberta da história e dos empreendedores portugueses contemporâneos tem sido uma constante.
No vigésimo episódio recordamos três pontos do percurso com regresso à J Prior, Porcelanas da Costa Verde e Revigrès
A Jacinto Lda, com sede em Esmoriz, especializou-se na construção de veículos de combate a incêndios. Faz carros de bombeiros e veículos antimotim. Tem clientes como corporações de bombeiros e as Nações Unidas.
O Grupo Casais é um dos nomes mais fortes na construção civil em Portugal. Com sede em Braga, opera em 17 países e o compromisso com a sustentabilidade está muito avançado.
A história da Cordex já passa por três gerações. Com sede em Esmoriz, mas com fábrica no BRasil, a Cordex tem mais de quinhentos trabalhadores. Desde a produção de fios de enfardar em algodão até à rede agrícola de hoje
A OLIMEC, empresa metalomecânica fundada em 2016, faturou o ano passado oito milhões de euros.
Vende, monta e presta assistência técnica a camiões de recolha de resíduos.
A Tintex, em Vila Nova de Cerveira, está a recuperar uma técnica antiga de tingir tecidos. Com recurso a produtos naturais como ervas aromáticas, mas não só. Aprofunda o uso de outros materiais de origem biológica.
A Adalberto Textile Solutions, com sede em Santo Tirso, aposta na inovação disruptiva. Procura novas tecnologias que resultam na mudança de processos de produção sempre assentes em políticas sustentáveis.