Na Venezuela, a radialista e professora de português, Maria Olga Gomes publicou um livro intitulado Resenhas do Centro Português. A obra conta a história e as memórias daquela instituição luso-venezuelana, onde ela própria cresceu.
O objetivo é sensibilizar os jovens sobre a importância das suas raízes.
Um trabalho de Felipe Gouveia e Lennys Gavidia.
Resenhas do Centro Português na Venezuela
Uma voz crítica e lúcida na Venezuela, colocou em livro registos sobre a vida do centro, da comunidade
Resenhas do Centro Português na Venezuela
Uma voz crítica e lúcida na Venezuela, colocou em livro registos sobre a vida do centro, da comunidade
-
06 Fev, 2026
06 Fev, 20264min
Barrinhas, empresa de família no Brasil
Alexandre Moreira está há 67 anos no Brasil, desde 1958. Este empresário natural de Amarante, começou como vendedor numa pequena mercearia, depois foi gerente da mercearia e, hoje, é proprietário da maior importadora de vinhos portugueses conhecidos, para o Brasil.
-
05 Fev, 2026
05 Fev, 20264min
Paixão pelo basquetebol em Goa
Goa, um estado no Oeste da Índia com um litoral que se estende pelo mar arábico, foi onde encontrámos Fernando Brás. Este atleta de basquetebol começou a jogar muito novo mas rapidamente passou de jogador para a condição de formador e treinador.
-
04 Fev, 2026
04 Fev, 20264min
“Quem Magusta Amigo É”
No hemisfério sul, na Escola Portuguesa de Moçambique, assistimos à festa que comemorou a tradição da festa portuguesa de São Martinho, onde a castanha portuguesa foi rainha.
-
03 Fev, 2026
03 Fev, 20264min
Luís Canas, cabeleireiro de famosos em Miami
Luís Canas nasceu numa pequena aldeia das Caldas da Rainha e foi uma história de amor que o levou a mudar-se para os Estados Unidos da América. Apaixonado pela esposa e pela cidade dos arranha-céus, conquistou uma sólida carreira como cabeleireiro.
-
02 Fev, 2026
02 Fev, 20264min
Comendador Manuel Rodrigues Tavares de Almeida
No Brasil, a Casa de Portugal em São Paulo foi palco do emocionante lançamento da obra “Comendador Manuel Rodrigues Tavares de Almeida”. Trata-se de uma biografia que reconstrói o percurso de um emigrante que chegou ao Brasil aos 18 anos e se tornou num pilar da comunidade luso-brasileira.