Aviso às populações em países próximos da Rússia e da Ucrânia, como a Suécia. As autoridades estão a distribuir informação sobre o que fazer em caso de crise ou de guerra. Desta vez, a mensagem é um pouco mais assustadora, conta uma portuguesa na RDP Internacional.
Suécia, Noruega e Finlândia estão a avisar às populações para se prevenirem para uma eventual guerra ou crise. A distribuição de panfletos ou pequenos livros acontece de vez em quando nestes países, próximos da Rússia, como a Suécia. Há também a versão áudio, porque as ameaças militares estão a aumentar.
Um aviso institucional na Suécia, em papel, em formato digital e áudio. A população deve prevenir-se para o pior dos cenários – um ataque ao país. Um novo pequeno guia com regras e conselhos começou a ser distribuído esta semana. Embora ainda não tenha chegado a todas as caixas de correio, já é conhecido por Carla Lopo. A lisboeta vive nos arredores de Estocolmo. Afirma que sente confiança no estado sueco. Mesmo assim, algumas ideias transmitidas no pequeno guia com 32 páginas, são um pouco assustadoras, confessa na RDP Internacional.
De qualquer modo Carla Lopo afirma que tem confiança no estado sueco. Decidiu armazenar água e comprar um aquecedor a gás, porque o frio pode ser um problema em caso de corte da energia elétrica. A portuguesa vive na Suécia há mais de uma década e trabalha em joalharia.
Nos últimos dias, a Internet tem funcionado mal, depois de um corte de cabos submarinos de telecomunicações, no Mar Báltico. A Suécia abriu uma investigação por suspeita de sabotagem.