Fazer obras em casa, seja vivenda ou fração autónoma, implica sempre alguma burocracia. Sejam reparações, obras de conservação, construção ou até remodelação, o consumidor tem de agir com a informação do seu lado para evitar constrangimentos. Assim, queremos informá-lo sobre o que necessita fazer: Não é necessária autorização da câmara municipal quando: as obras que não obrigam a demolição, que, portanto, não colocam em causa a estabilidade da fração ou do edifício. Pintar a casa por dentro, mudar loiças e azulejos de casa de banho ou da cozinha. Arranjar o telhado ou colocar painéis solares – se, no fim da obra, o telhado estiver em condições idênticas às da sua construção e os painéis fotovoltaicos não excederem a área de cobertura do edifício nem ultrapassem a sua altura em um metro. Fechar uma varanda – em muitos municípios é obrigatório ter licença camarária, mas noutros basta fazer uma comunicação prévia à câmara.
Fazer obras em casa, seja vivenda ou fração autónoma
Fazer obras em casa, seja vivenda ou fração autónoma, implica sempre alguma burocracia, sejam reparações, obras de conservação, construção ou até remodelação
Fazer obras em casa, seja vivenda ou fração autónoma
Fazer obras em casa, seja vivenda ou fração autónoma, implica sempre alguma burocracia, sejam reparações, obras de conservação, construção ou até remodelação
-
27 Jan, 2026
27 Jan, 20268min
Contas de aforro: Seguras e fáceis de gerir
A abertura de uma Conta Aforro é necessária para a gestão de produtos de poupança do Estado, como por exemplo, os Certificados de Aforro.
-
20 Jan, 2026
20 Jan, 20269min
Fraudes digitais
Nesta edição Graça Cabral representante da Deco fala-nos da fraudes digitais que estão aumentar em todo mundo.
-
13 Jan, 2026
13 Jan, 20264min
Novidades de 2026
Neste novo ano verificam-se aumentos no salário mínimo, nas pensões e nas remunerações da função pública. Embora os salários tenham aumentando, as mudanças no IRS podem afetar os trabalhadores.
-
06 Jan, 2026
06 Jan, 202612min
Redefinir a relação com o dinheiro
O início de um novo ano é o momento ideal para redefinir a relação com o dinheiro. 2026 pode ser o ano em que passa do improviso financeiro para um plano consciente, realista e sustentável.
-
30 Dez, 2025
30 Dez, 20256min
Regressamos depois do Natal.
Hoje Graça Cabral Representante da Deco na conversa com a Isabel Flora fala-nos de Trocas e devoluções.
Saiba como agir.