Marcou o ensaio decisivo que deu a primeira vitória a Portugal num mundial de râguebi, no estádio que esta quinta-feira recebe o Benfica para a partida frente ao Toulouse, da Liga Europa. Uma vez que treina a apenas quinze minutos de distância, e apesar de não ser adepto de nenhum clube, Rodrigo Marta estará nas bancadas com muitos outros portugueses.
“Apoio não vai faltar porque há uma grande comunidade portuguesa, e mesmo os adeptos vindos de todo o mundo, de Portugal, sinto que vão dar um apoio extra“, disse ao enviado da Antena 1 e RDP Internacional, Nuno Matos.
Com uma capacidade para 33 mil espetadores, o Estádio Municipal de Toulouse é um estádio “com muita história, oval, ou seja, centra-se muito dentro de campo. O Benfica, como o Toulouse, vão ter um grande apoio“, sublinha ainda o jogador português.
A jogar na segunda divisão francesa de râguebi, no Colomiers, Rodrigo Marta não esquece o final do confronto com as ilhas Fiji, há poucos meses: “É um momento que certamente vou guardar para sempre. Ter aquele apoio todo dos portugueses, o estádio cheio a puxar por nós. Assim que meto a bola na linha de ensaio, olhar à volta e ter os meus colegas a virem ter comigo, ver a família, os amigos, tudo a gritar por nós, foi um sentimento inesquecível“.
O extremo português, que passou também pelo Rugby Belenenses e pelo US Dax Rugby Landes, beneficiou da sua boa prestação no Mundial para se transferir para o US Colomiers, onde foi bem recebido: “A seguir ao mundial integraram-me muito bem, estamos a lugar pelo top 6 para jogar nas fases finais e sinto que há um bom espírito em todos os treinos. É para ficar“.
Benfica e Toulouse discutem entre si um lugar na próxima fase da Liga Europa, depois do 2-1 alcançado na primeira mão disputada no Estádio da Luz. O Toulouse vem de uma vitória sobre o Mónaco, e está no 13º lugar do campeonato francês, tendo os encarnados goleado o Vizela por 6-1.
O jogo está marcado para amanhã, quinta-feira, às 17.45, com transmissão em direto e relato de Nuno Matos na Antena 1 e RDP Internacional.