São cada vez mais os portugueses, 31% mais precisamente, que têm um seguro de saúde. Este é considerado um bom complemento ao Serviço Nacional de Saúde, já que permite o acesso a cuidados de saúde privados. Tal como em qualquer contratação de serviços, o consumidor deve ter toda a informação para que possa tomar as suas decisões de forma informada e ponderada, sabendo concreta e rigorosamente que serviços está a contratar com esse seguro de saúde.
A opção de um bom seguro começa pela verificação atenta do valor a pagar, para além, naturalmente, das despesas cobertas e os respetivos plafonds existentes. Isto é, o valor máximo que é suportado pela seguradora contratada. É necessário que o consumidor tenha presente que esse montante varia consoante cada área, seja no valor de uma consulta ou no tratamento de alguma situação, sendo possível que cada intervenção nesse mesmo tratamento possa apresentar outros preços diferentes a suportar pela seguradora.
A maioria das seguradoras estão interligadas e estabelecem um conjunto de parcerias com outras clínicas e profissionais. Assim, o consumidor deve analisar e assegurar-se que acordos e parcerias existem na sua área de residência ou até do emprego. A avaliação cuidada do que pretende contratar é decisiva para encontrar o melhor serviço para o seu perfil, garantindo que não será lesado mais tarde ao não conseguir usufruir da sua apólice.
Para além do mencionado, à DECO chegam frequentemente dúvidas e pedidos de esclarecimento de consumidores que, querendo contratar um seguro de saúde, acabam por assinar um plano de saúde sem terem a noção clara das diferenças entre ambos. Na verdade, um plano de saúde não é um contrato de seguro, não estando sujeito às mesmas regras legais de um contrato de seguro, nem à supervisão da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.
O plano de saúde é um produto que funciona dentro de uma rede de prestadores e que permite ao cliente aceder a um conjunto de serviços de saúde a um valor mais reduzido, não havendo a assunção de risco por parte da entidade gestora do plano. Assemelha-se a um cartão de descontos que permite aceder a um conjunto de serviços de saúde a um valor mais reduzido e que vai variar em função do prestador selecionado.
Em caso de dúvida sobre os seus direitos, contacte a DECO.
Os Meus Direitos é uma rubrica semanal da jornalista Isabel Flora com a colaboração de Graça Cabral da Deco.