Com a transformação digital do setor bancário, assistimos à alteração da relação dos clientes bancários que migram das tradicionais agências para os canais digitais. Hoje abrir uma simples conta à ordem é um processo realizado em poucos minutos através do smartphone. Em Portugal, o número de clientes digitais continua a crescer, representando quase dois terços do total de clientes dos maiores bancos nacionais.
A comodidade, a rapidez e até a simplificação de processos que a banca digital trouxe ao quotidiano do consumidor conquistou a sua preferência.
Essas vantagens têm sido muito publicitadas pelos bancos que, inclusivamente, aperfeiçoam as suas ofertas para responder às necessidades de cada cliente.
Saber mais sobre as plataformas digitais e conhecer os desafios que se colocam ao consumidor, bem como as cautelas que este deve tomar é crucial para que a banca digital seja efetivamente o serviço bancário que todos ambicionamos.
Embora seja muito cómodo e até vantajoso, aceder aos serviços do banco via online, existem riscos que o consumidor deve conhecer e desconfiar sempre que algo pareça suspeito. Informe-se connosco.
Em caso de dúvida sobre os seus direitos, contacte a DECO.
Os Meus Direitos é uma rubrica semanal da jornalista Isabel Flora com a colaboração de Graça Cabral da Deco.