Os Centros de Atendimento Consular são para manter, até 2028, mas com a possibilidade de marcarem agendamentos. O novo modelo passa pela articulação entre os postos consulares e a os centro consulares, diz o Secretário de Estado das Comunidades.
Numa entrevista ao programa Câmara dos Representantes, José Cesário adianta que a rede consular vai ter cerca de 170 novos funcionários, o maior aumento de sempre, sublinha o governante, para clarificar que cerca de 50 vão ficar em Lisboa para atenderem necessidades em matéria de vistos e, cerca de 120, vão ser colocados em postos consulares, o que significa um “reforço em quase todos os consulados” . Funcionários que podem não ser suficientes, admite o Secretário de Estado das Comunidades, que ilustra com o exemplo de Telavive, em Israel, onde atualmente existem cerca de 50 mil pessoas com passaporte português.
O novo modelo informático de gestão consular e o consulado virtual não produziram os resultados esperados e, para resolver a situação, o Secretário de Estado das Comunidades diz que é necessário fazer o levantamento, posto a posto, bem como proceder à substituição dos equipamentos PEP (máquinas de recolha de dados biométricos) fixos e móveis.
Câmara dos Representantes: os retratos das histórias dos Portugueses em todo o mundo, a análise política, económica e cultural da vida nas comunidades Portuguesas, com convidados diferentes todas as semanas. Um programa de Paula Machado.