Aos 22 anos, Inês de Barros sagrou-se Campeã Europeia de tiro com armas de caça. Torna-se, assim, na primeira mulher a conseguir presença nos Jogos Olímpicos na história da modalidade desportiva.
Ela sagrou-se campeã europeia de tiro com armas de caça (trap), em Osijek, na Croácia, e conseguiu uma vaga para Portugal nos Jogos Olímpicos Paris de 2024. Inês Barros bateu na final a italiana Silvana Stanco, medalha de prata, e a espanhola Fátima Galvez, anterior campeã europeia.
Na família de Inês de Barros, natural de Oldrões, concelho de Penafiel, existem mais mulheres a praticar a modalidade. A si juntam-se duas irmãs, a mais velha que tirou a licença, mas acabou por, anos mais tarde, abandonar o desporto. Por outro lado, a irmã do meio ainda vai realizando algumas provas.
A propósito das mulheres nesta modalidade, Inês de Barros conta que no início sentia falta da presença do sexo feminino e via várias diferenças entre as mulheres e homens. “A prova é disputada em 125 pratos e depois temos mais uma final, mas quando eu comecei as mulheres não atiravam os 125 pratos, atiravam 75, em vez de ter dois dias de competição só tinha um, ou seja, sentia muita essa diferença”.
Apesar do futuro ser incerto, Inês de Barros ambiciona, por enquanto, continuar a levar o nome de Portugal ao mundo na modalidade de tiro com armas de caça.
Inês é estudante de medicina veterinária.