Do Luxemburgo chegam notícias da menina camarada, como é artisticamente conhecida. Natural de Viana do Castelo, Ana Filipa Martins é uma jovem artista plástica e caligrafista portuguesa que cria os seus trabalhos focados na glorificação e na exaltação da mulher na sociedade. A capital do Ferro, este ano Capital Europeia da Cultura, acolheu a exposição intitulada A Casa, da sua autoria.
Um trabalho de Marco António Ribeiro, Paulo Koglin e Dany Verdin.

Menina Camarada de Viana do Castelo para o meio artístico no Luxemburgo
De Viana do Castelo para o meio artístico pequeno mas vibrante do grão-ducado

Menina Camarada de Viana do Castelo para o meio artístico no Luxemburgo
De Viana do Castelo para o meio artístico pequeno mas vibrante do grão-ducado
-
17 Out, 2025
17 Out, 20255min
Paixão pelo mar na África do Sul
Paixão pelo mar na África do Sul, Manuel cresceu entre a tradição e o mar. Inspirado pelos descobridores, em 1988 recriou a rota de Bartolomeu Dias, uma viagem solitária, sem tecnologias modernas.
-
16 Out, 2025
16 Out, 20254min
Dia da Madeira na Venezuela
Na Venezuela a comunidade lusa uniu-se para festejar e celebrar o Dia da Região Autónoma da Madeira.
-
15 Out, 2025
15 Out, 20255min
Rancho folclórico e tradições portuguesas em Harburg
No coração da comunidade portuguesa em Hamburgo pulsa uma história de amor à cultura, à música e às raízes portuguesas. O rancho Folclórico Tradições Portuguesas de Harburg, com mais de 40 anos de existência, desde 1969, nasceu da coragem e do trabalho de emigrantes que queriam manter viva a alma de Portugal longe da sua terra.
-
14 Out, 2025
14 Out, 20254min
Associativismo na Suíça
Como muitos outros portugueses, António Cunha procurou uma oportunidade na Suíça, ainda antes de cair, em Portugal, o antigo regime. Chegado a Lausanne em 1982, com 20 anos, construiu uma vida marcada pelo conhecimento, pela solidariedade e pelo serviço à comunidade.
-
13 Out, 2025
13 Out, 20254min
Os grelhados de “A Nossa Tasca” em Moçambique
Conheceram-se na Guiné Bissau mas foi em Moçambique, numa viagem de férias, que se apaixonaram em 2010. Um ano depois resolveram mudar-se para Moçambique. Ele engenheiro, ela auditora, estabeleceram-se e, alguns anos depois, eles e alguns amigos sentiram a falta de pratos portugueses.