A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1981 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação, com a participação de cerca de mais de 200 países, incluindo Portugal.
São objetivos do Dia Mundial da Alimentação:
· Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis.
· Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo.
· Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento.
· Promover a transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento.
· Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.
· Promover o combate ao desperdício alimentar.
· Destacar a importância de escolher e consumir bens alimentares da época, como fruta e legumes, e de produtores locais.
Estima-se que o número de habitantes do planeta vai ultrapassar os nove bilhões de pessoas em 2050 e que a produção mundial de alimentos vai ter de aumentar em 60% para conseguir dar resposta às necessidades alimentares da população mundial.
Comer equilibrada e saudavelmente passa hoje por noções mais vastas do que as tradicionalmente divulgadas (e bem!) neste dia. Para além de ter no prato alimentos de todos os grupos da roda dos alimentos, ter cuidado na análise dos rótulos alimentares, o consumidor tem de estar atento às quantidades que compra. Não podemos continuar a deitar para o lixo milhões de toneladas de alimentos para o lixo.
Reaproveitar e transformar as sobras alimentares é uma obrigação de todos nós e uma oportunidade para assumir comportamentos mais sustentáveis, mais amigos do planeta e do nosso orçamento familiar.
Em caso de dúvida sobre os seus direitos, contacte a DECO.
Os Meus Direitos é uma rubrica semanal da Jornalista Isabel Flora com a colaboração de Graça Cabral da Deco.