Quase 72 mil queixas em 2022. Marcas na mira das reclamações. Consumidoras portuguesas queixam-se mais do mau serviço prestado pelas marcas e atrasos nas entregas.
Relativamente aos alvos das reclamações registadas, a análise indica que são dirigidas sobretudo a marcas relacionadas com setores de atividade como: Correio, Transporte e Logística; Comunicações, TV e Media; Operadoras de TV, Net e Telefone; Compras, Moda e Joalharia; Hiper e Supermercados; Saúde e Serviços e Administração Pública.
No TOP 20 das marcas mais reclamadas pelas consumidoras estão: CTT (a absorver 8% das queixas), MEO (6%), IMT (6%), GLS (5%), NOS (4%), Worten (4%), TulsiCosmetics Profissional (4%), CTT Expresso (3%), Vodafone (3%), Continente (3%), DPD (3%), IVAucher (2%), eDreams (2%), Segurança Social (2%); PT Electrónica (2%), Correos Express Portugal (2%), Serviço Nacional de Saúde (2%), Uber Eats (2%), EDP Comercial (2%) e E-Redes com 2% das reclamações.
Sobre o perfil da consumidora que mais reclamações regista no Portal da Queixa, os dados apuraram que são predominantemente mulheres na faixa etária entre os 25-34 anos que mais reclamam (30% do total de queixas), seguem-se as mulheres com idades compreendidas entre 35-44 anos, responsáveis por 27% das reclamações registadas em 2022. A mulheres com mais de 65 anos, são as que menos reclamam, com uma fatia de 3% das queixas.
A maior parte das consumidoras que reporta más experiências de consumo na plataforma são residentes dos distritos de Lisboa, de onde chegaram 37% das reclamações, seguindo-se o distrito do Porto, a acolher 19% das queixosas e o distrito de Setúbal com 13%. O distrito com menos consumidoras a registar queixas é Viseu, com apenas 2%.
“O estudo do Portal da Queixa foi realizado no âmbito do Dia Internacional da Mulher e pretende reforçar a importância das consumidoras e dos consumidores usufruírem livremente do seu direito de reclamar e de expressar publicamente a sua insatisfação perante uma experiência de consumo negativa. Melhorar a performance das marcas na orientação para o cliente é sempre a oportunidade que advém de uma reclamação”, realça Sónia Lage Lourenço, CEO do Portal da Queixa.
Fonte: Portal da Queixa