Elisabeth Oliveira é formada em Psicologia, nasceu em Paris e, em 2001 mudou-se, com a filha, para Portugal em busca de mais qualidade de vida. Também trabalhou na Holanda, Canadá e Espanha. Em 2013, regressou com o marido ao país onde nasceu: começou por trabalhar como porteira e criou uma página de Facebook para falar com informações legais e de direitos/deveres de todos os profissionais desta área. Mais tarde, a Câmara de Paris convidou Elisabeth para criar uma Associação para dar voz aos porteiros do privado. Em 2021 regressou à sua área e voltou a trabalhar como Psicóloga, tirou duas pós-graduações: de apoio a pessoas lutantes e de cuidados paliativos. Elisabeth pensa que a emigração está a mudar: “Acho que as pessoas que emigram já não vão com a mesma mentalidade do que os meus pais quando emigraram. Já não há aquele espírito de «vou apertar o cinto e não vou viver». E acho bem!”

Elisabeth Oliveira, psicóloga em Paris
Já não há aquele espírito de «vou apertar o cinto e não vou viver»

Elisabeth Oliveira, psicóloga em Paris
Já não há aquele espírito de «vou apertar o cinto e não vou viver»
-
24 Mar, 2025
24 Mar, 202533min
Sérgio Vitorino - Panamá
Sérgio Vitorino é enfermeiro de formação, mas decidiu fugir à rotina e hoje trabalha na área do marketing. No Panamá desde 2020 é o único português líder de negócios, na área dos dispositivos médicos, na América Latina.
-
17 Mar, 2025
17 Mar, 202539min
Joana de Almeida - Abu Dhabi/ EAU
Joana de Almeida é farmacêutica de formação e foi executiva na área. É fundadora do Conselho Empresarial Português e membro do Conselho da Diáspora Portuguesa em Abu Dhabi, onde vive desde 2020.
-
10 Mar, 2025
10 Mar, 202521min
Solange Kardinaly - "imigrante itinerante"
Solange Kardinaly é ilusionista e a primeira mulher portuguesa a ganhar um Mandrake de Ouro, os Óscares da magia. É de Leiria, mas vive mais tempo no estrangeiro que em Portugal. Troca 25 vezes de roupa apenas num minuto.
-
03 Mar, 2025
03 Mar, 202520min
Ângela Silva - Valais/Suiça
Ângela Silva vive no cantão suiço de Valais há mais de uma década. É cozinheira num lar de idosos e fundou um projeto de ajuda a crianças com deficiências e doenças raras, "As Meninas da Suiça".
-
24 Fev, 2025
24 Fev, 202525min
Teresa Silva - Islândia
Teresa Silva vive na Islândia desde 2007. É bióloga marinha e descobriu que a população de krill (na base da cadeia alimentar) diminuiu 70% no Atlântico. Trabalha no Instituto de Investigação Marinha da Islândia.