A licenciatura de português nasceu em 1973. Persistência é a palavra chave do percurso do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Universidade de Aix-Marsellha explica-nos a Diretora, Ernestina Carreira. Ensino de português em França que segundo Ernestina Carreira está muito assente participação coletiva de alunos e professores que defendem e promovem a língua portuguesa.
Militantismo, como designa Ernestina Carreira, para acrescentar que um dos objetivos passa também pelo combate à invisibilidade dos países lusófonos em terras francesas. Militância pela língua portuguesas que reuniu, esta tarde, antigos e atuais alunos. Testemunhos na primeira pessoa:em português e em festa.
O dia começou com uma cerimónia presidida pela Reitora da Universidade de Aix-Marseille e que contou, entre outras, com as presenças do Cônsul de Portugal em Marselha, do deputado socialista Paulo Pisco e do Embaixador do Brasil em França.
Dia grande em Marselha: os 50 anos do Departamento de Português na Universidade de Aix-Marseille e os 200 anos da fundação do Consulado de Portugal em Marselha.
Pode aprofundar este e outros assuntos no Jornal das Comunidades.