Mais polémicas com as eleições do próximo domingo para o Conselho das Comunidades Portuguesas: faltam alguns dias para a votação e Clermont-Ferrand em França ainda não sabe se vai ter mesa de voto, como é habitual. A CNE, Comissão Nacional de Eleições, diz que sim, que pode abrir uma mesa de voto na cidade,
mas remete a decisão para o consulado português em Lyon. Por sua vez, o consulado diz que a decisão só será tomada na sexta-feira ou no sábado.
Esta foi a informação transmitida a Manuel Cardia Lima. É atualmente conselheiro das comunidades na região de Lyon, que inclui Clermont-Ferrand e volta a candidatar-se. Acha inacreditável que o processo se arraste assim, sem decisão, até à véspera da eleição.
Ouvido pela jornalista Paula Machado, o conselheiro recandidato mostra a sua indignação. Em Clermont Ferrand vivem milhares de
portugueses, 15 mil de acordo com o Lusojornal. O consulado de Lyon fica a 180 quilómetros e é a alternativa para o voto que tem de ser presencial.
No círculo eleitoral de Lyon e Marselha vão ser eleitos 3 conselheiros das comunidades. Há 2 listas candidatas. Uma tem Manuel Cardia Lima como cabeça de lista.
A outra apresenta Jorge Campos como primeiro nome.
Pode aprofundar este e outros assuntos no Jornal das Comunidades.