Há portugueses a passar necessidades em França. O alerta, na RDP Internacional, é de Cipriano Rodrigues, Presidente da Associação Cultural Portuguesa de Pontault-Combault, uma associação que durante o ano inteiro ajuda mais de uma centena de famílias portuguesas.
Cipriano Rodrigues, Presidente da Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Combault que, na passada sexta-feira, foi um dos convidados do deputado do PS eleito pela Europa Paulo Pisco, para participar numa reunião da Subcomissão das Diásporas e Comunidades da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, em Paris.
“A Importância do Associativismo na Integração das Diásporas” foi o tema da reunião presidida por Paulo Pisco.
Na RDP Internacional, o deputado socialista explica as razões do convite, para sublinhar que ao convidar uma associação para a audição, está a homenagear todas as associações portuguesas no mundo.
A Associação Cultural Portuguesa de Pontault-Combault está há 48 anos a apoiar os portuguesas naquela cidade francesa.
E para responder aos desafios atuais são necessárias mais verbas, declara Cipriano Rodrigues, para acrescentar que o ensino da língua portuguesa continua a ser uma das bandeira da associação portuguesa de Pontault-Combault.
Convicto, Cipriano Rodrigues considera que o movimento associativo precisa de ir mais longe, ou seja, chegar às novas gerações.
Um dado adquirido para o deputado socialista eleito pela Europa, Paulo Pisco, é a necessidade de um plano estratégico para as diásporas, que a cada dia que passa, considera Pisco, poderá estar mais perto.