Vai acabar a propina no Ensino de Português no Estrangeiro, nos cursos do Camões, já no próximo ano letivo. Anúncio do governo que também promete formas de voto iguais em todas as eleições em que os portugueses no estrangeiro podem participar.
Acaba no próximo ano, o pagamento da propina no Ensino de Português no Estrangeiro, na rede do Instituto Camões. A novidade foi avançada esta manhã pelo Secretário de Estado das Comunidades. Revelou também que o governo quer avançar para o voto eletrónico à distância, mas com cautela. Antes disso, defende o governante, é preciso uniformizar as formas de voto para os portugueses no estrangeiro (nas diferentes eleições). Quanto ao ensino de português, há outros ajustes que têm de ser feitos, de acordo com o Secretário de Estado das Comunidades. Novidades anunciadas esta manhã na abertura do plenário mundial do Conselho das Comunidades Portuguesas, reunido durante 3 dias em Lisboa. (Jornalista Susana Barros)
Os novos conselheiros das comunidades portuguesas (76 eleitos em novembro) estiveram reunidos com o primeiro ministro. Ouviram o compromisso do chefe do governo em apostar na rede consular. (Jornalista Paula Machado)
Com quase 85 anos de idade, João Correia é um dos conselheiros que está em Lisboa, para participar no plenário mundial – é o mais velho. Veio dos Estados Unidos, onde foi o primeiro e único português eleito Presidente do Senado de Rhode Island. Nasceu nos Açores, vive há 60 anos nos Estados Unidos. É Conselheiro das Comunidades em Boston, Providence e New Bedford. (Jornalista Paula Machado)