Em comunicado intitulado O fim de mais um projeto de comunicação, a direção do projeto escreve que “damos como encerrado este projeto de comunicação, que vimos trabalhando desde 2014 e totalmente dirigido aos portugueses e luso-descendentes que vivem e trabalham no estrangeiro. Este projeto de comunicação sempre se caraterizou por ser independente de qualquer grupo (económico, social ou político) e teve como missão promover a cultura e a língua portuguesa, através uma informação generalista, levando aos portugueses e luso-descendentes que vivem e trabalham no estrangeiro as notícias de um Portugal moderno, empreendedor e acolhedor. ”
O encerramento é justificado com dificuldades financeiras e com a falta de atenção das entidades oficiais: “Como apenas temos cartão de filiação partidária em forma de Cartão de Cidadão de um país chamado Portugal (que o PS desconhece) e não praticamos o beija-mão, nem andamos de mão estendida à “caridade”, talvez sejam estas as razões para não beneficiarmos de qualquer atenção, ou reconhecimento, por parte do Governo, apesar de sermos a única publicação de língua portuguesa, líder em audiência e referência em informação, no espaço da lusofonia: comunidades portuguesas e países de expressão portuguesa. Pena não termos a saúde necessária para nos dar as energias necessárias para continuarmos este projeto, de forma a tentar que os 2.240.152 portadores de Cartão de Cidadão com morada no estrangeiro e luso-descendentes, possam ser considerados portugueses de Primeira e não de segunda como tem acontecido com estas duas últimas Secretarias de Estado das Comunidades Portuguesas. Não encontrando quem nos dê garantias de continuidade a este projeto com a isenção editorial e qualidade que lhe estão associadas e reconhecidas em todas as comunidades portuguesas, resolvemos dar por fim a este trabalho. ”
Despede-se assim um projeto interessante de Abílio Bebiano, que ao longo dos anos contribuiu para o reforço da identidade das nossas comunidades, divulgando informação e iniciativas diversas, criando pontes entre as comunidades e nosso país. O projeto editava uma revista e mantinha um site de informação.