Fez um mestrado em Aquisição de Segunda Língua na Universidade de Dublin. Foi depois para o Brasil, onde viveu no nordeste e no Estado de São Paulo. Continuou a aprender para ensinar, como diz à Maria de São José. Mas no Brasil, deu aulas de inglês numa Escola canadiana. Regressou a Portugal no início de 2020, logo em janeiro, ainda antes da pandemia.
Queria estar perto da família, numa altura em que a mãe precisava. Apesar da pandemia, conseguiu rapidamente trabalho numa Escola internacional. Atualmente, continua a dar aulas, mas já noutra Escola, onde está outra vez a ensinar português a crianças e adultos estrangeiros – a St. Julian’s School, em Carcavelos.
O Edmundo conta que recorreu ao programa Regressar e que, com essa ajuda, conseguiu comprar casa. Ainda não se habituou ao trânsito, mas está feliz no trabalho, perto do mar.
Não descarta a possibilidade de voltar a sair de Portugal, porque quem sai uma vez, fica com a porta sempre aberta. Mas por agora, passados 5 anos do regresso, está bem, à procura de lançar âncoras. 2025, pode ser o ano de encontrar companhia para a vida.