Sofia Pinto é uma investigadora portuguesa que está a trabalhar numa das maiores instituições da América Latina, a Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Estudou em Portugal até aos 18 anos, foi ainda muito jovem para Inglaterra estudar genética, ao que se seguiu um doutoramento na Alemanha. Atualmente ela é responsável pelo WMP, o World Mosquito Program, no Brasil, e coordena um projeto piloto em Niterói. Este projeto vai soltar na região mosquitos com uma bactéria que vai impedi-los de se reproduzirem. Um trabalho de Aline Malafaia, Walter Cirne e Tasso Dourado.

Sofia Pinto quer bloquear reprodução de mosquitos
Projeto científico World Mosquito Program no Brasil coordenado por portuguesa

Sofia Pinto quer bloquear reprodução de mosquitos
Projeto científico World Mosquito Program no Brasil coordenado por portuguesa
-
01 Ago, 2025
01 Ago, 20254min
Portugueses em Sacramento
Na América do Norte, em Sacramento, capital do estado da Califórnia a comunidade portuguesa concentrou-se no centro português. O salão português do Espírito Santo foi construído em 1967. Servia para festas, juntava uma equipa de futebol e dinamizava diversas atividades na comunidade.
-
31 Jul, 2025
31 Jul, 20254min
De Fafe para Andorra
No principado dos Pirenéus, há mais de duas décadas que uma cabeleireira, natural de Fafe, dá cartas no mundo do Hair Styling.
-
30 Jul, 2025
30 Jul, 20255min
Homenagem aos emigrantes e exilados políticos em Andaya
Em Andaya, junto da fronteira espanhola, porta de entrada em França, foi prestada homenagem a milhares de emigrantes e exilados portugueses e espanhóis que, nos anos 60, tiveram de fugir das ditaduras existentes em Portugal e em Espanha.
-
29 Jul, 2025
29 Jul, 20254min
Comunidade portuguesa na Califórnia
Nos Estados Unidos da América, no extremo norte da Califórnia, quase junto ao estado de Oregon, encontra-se uma comunidade portuguesa que, embora muito remota, mantém a sua ligação a Portugal.
-
28 Jul, 2025
28 Jul, 20255min
Gestor de projetos informáticos na Austrália
O lisboeta Pedro Constantino está a viver em Melbourne, na Austrália e é gestor de projetos na área de informática e tecnologia. Ele trabalha numa das maiores e mais conhecidas empresas australianas do estado de Victoria, a Royal Automobile Club of Victoria.