Sofia Pinto é uma investigadora portuguesa que está a trabalhar numa das maiores instituições da América Latina, a Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Estudou em Portugal até aos 18 anos, foi ainda muito jovem para Inglaterra estudar genética, ao que se seguiu um doutoramento na Alemanha. Atualmente ela é responsável pelo WMP, o World Mosquito Program, no Brasil, e coordena um projeto piloto em Niterói. Este projeto vai soltar na região mosquitos com uma bactéria que vai impedi-los de se reproduzirem. Um trabalho de Aline Malafaia, Walter Cirne e Tasso Dourado.
Sofia Pinto quer bloquear reprodução de mosquitos
Projeto científico World Mosquito Program no Brasil coordenado por portuguesa
Sofia Pinto quer bloquear reprodução de mosquitos
Projeto científico World Mosquito Program no Brasil coordenado por portuguesa
-
17 Jan, 2025
17 Jan, 20254min
Primavera é estabelecimento de referência no Luxemburgo
Em Portugal vivia-se a Revolução dos Cravos quando, no Luxemburgo, nascia a loja Primavera, aquela que viria a tornar-se nas décadas seguintes, a marca de referência dos supermercados portugueses do país.
-
16 Jan, 2025
16 Jan, 20254min
Empresário luso-francês em grupo restrito
Michel Vieira nasceu em França, filho de pais portugueses, originários da cidade do Porto, e é praticamente desconhecido da comunidades portuguesa em França, mas é provavelmente o maior empresário português entre os gauleses.
-
15 Jan, 2025
15 Jan, 20254min
III Festival Euro-Venezuelano de Jazz
Na Venezuela decorreu o III Festival Euro-Venezuelano de Jazz com a participação de músicos de sete países. Portugal esteve representado pela cantora Paula Oliveira e pelo pianista João Pedro Coelho.
-
14 Jan, 2025
14 Jan, 20254min
Restaurante de Andorra aposta em portuguesas
Um dos mais belos e conceituados restaurante do principado de Andorra, local de passagem de figuras notáveis, das artes e do desporto mundiais conta nas suas fileiras de atendimento ao público com duas jovens de raízes portuguesas.
-
13 Jan, 2025
13 Jan, 20254min
Revolução na forma de comer sardinhas no Rio de Janeiro
Sardinhas abertas, empanadas e fritas, servidas com cerveja de barril e batidas da casa. Este menu revolucionou a forma de comer sardinhas no Rio de janeiro e fez a fama de um reduto gastronómico chamado Beco das Sardinhas.