Sofia Pinto é uma investigadora portuguesa que está a trabalhar numa das maiores instituições da América Latina, a Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Estudou em Portugal até aos 18 anos, foi ainda muito jovem para Inglaterra estudar genética, ao que se seguiu um doutoramento na Alemanha. Atualmente ela é responsável pelo WMP, o World Mosquito Program, no Brasil, e coordena um projeto piloto em Niterói. Este projeto vai soltar na região mosquitos com uma bactéria que vai impedi-los de se reproduzirem. Um trabalho de Aline Malafaia, Walter Cirne e Tasso Dourado.
Sofia Pinto quer bloquear reprodução de mosquitos
Projeto científico World Mosquito Program no Brasil coordenado por portuguesa
Sofia Pinto quer bloquear reprodução de mosquitos
Projeto científico World Mosquito Program no Brasil coordenado por portuguesa
-
20 Nov, 2025
20 Nov, 20254min
Grupo de Motards da Casa do Ribatejo de Newark
Nos Estados Unidos da América os membros da Casa do Ribatejo de Newark dedicam-se a várias atividades que têm como objetivo beneficiar a comunidade. Exemplo desta vontade de contribuir para o bem-estar de todos é o seu Grupo de Motards que se junta regularmente não só para cultivar o gosto da estrada como também para apoiar causas humanitárias.
-
19 Nov, 2025
19 Nov, 20254min
Farmacêutica de Vale de Cambra na Austrália
Gina Gaião, farmacêutica, natural de Vale de Cambra, formou-se em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia do Porto. Trabalhou durante alguns anos em Portugal até decidir emigrar para Inglaterra. Hoje, Gina Gaião vive em Melbourne, na Austrália, e trabalha num dos maiores grupos farmacêuticos do país.
-
18 Nov, 2025
18 Nov, 20254min
Gastronomia portuguesa no Norte de Itália
No Norte de Itália, uma lisboeta com raízes em Alenquer, há muito que conquistou um nome na gastronomia portuguesa na região. Célia Vicente, antiga hospedeira de uma companhia aérea, criou há vários anos um espaço dedicado a diversas iguarias portuguesas e piemontesas.
-
17 Nov, 2025
17 Nov, 20254min
Casa do Rancho Folclórico Luís de Camões
Perto do Rio de Janeiro, na cidade de Niterói, um clube criado há 65 anos, como ponto de encontro de emigrantes, continua a ser um reduto da cultura portuguesa.
-
14 Nov, 2025
14 Nov, 20254min
Cônsul-Geral de Portugal em Andorra
O principado de Andorra continua a contar com uma das mais significativas comunidades da diáspora, reconhecida pelas autoridades civis andorranas. Também por isso os portugueses e lusodescendentes há muito reclamavam o reforço da presença diplomática no país que, até à pouco tempo, contava apenas com um cônsul honorário.