Sofia Pinto é uma investigadora portuguesa que está a trabalhar numa das maiores instituições da América Latina, a Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Estudou em Portugal até aos 18 anos, foi ainda muito jovem para Inglaterra estudar genética, ao que se seguiu um doutoramento na Alemanha. Atualmente ela é responsável pelo WMP, o World Mosquito Program, no Brasil, e coordena um projeto piloto em Niterói. Este projeto vai soltar na região mosquitos com uma bactéria que vai impedi-los de se reproduzirem. Um trabalho de Aline Malafaia, Walter Cirne e Tasso Dourado.

Sofia Pinto quer bloquear reprodução de mosquitos
Projeto científico World Mosquito Program no Brasil coordenado por portuguesa

Sofia Pinto quer bloquear reprodução de mosquitos
Projeto científico World Mosquito Program no Brasil coordenado por portuguesa
-
09 Mai, 2025
09 Mai, 20254min
Loiça Portuguesa na Luxemburgo
Muitas vezes as origens podem dar asas à criatividade. No Luxemburgo, uma jovem luso descendente, a partir de uma paixão, criou uma marca. Jéssica Caniço foi criada no Grão-ducado, trabalha na área financeira e recentemente abriu um estabelecimento, Um estabelecimento bem localizado na cidade do Luxemburgo, onde vende loiça portuguesa desenhada por si.
-
08 Mai, 2025
08 Mai, 20254min
Sabores de Portugal na Suíça
Ricardo Novais, natural de Vila Maior, na Régua, chegou à Suíça com apenas dois anos. Aos 40, e depois de uma formação em mecânica, decidiu seguir um novo rumo e criar em 2020 uma loja on-line, Le Roi Gourmet. O projeto nasceu da paixão por Portugal e pelos seus produtos, com uma cuidada seleção de vinhos, azeites, patés, doces artesanais e conservas.
-
07 Mai, 2025
07 Mai, 20255min
Ligação a Portugal através da língua
Ensinar português aos filhos e manter o uso da língua, nem sempre é fácil quando se vive noutro país. Porém, é através da língua que se mantem a ligação a Portugal, à cultura e, sobretudo, aos entes queridos que estão longe.
-
06 Mai, 2025
06 Mai, 20257min
Português no desenvolvimento de vacinas
Há um português considerado, um dos 50 cientistas mais influentes do mundo na área do desenvolvimento de vacinas. Mário Monteiro vive em Gelt, no Canadá, mas sente que as marcas da aldeia, que curiosamente se chama “Aldeias”, em Gouveia, onde viveu até aos 14 anos de idade, estão significativamente moldadas na sua personalidade, que considera serrana.
-
05 Mai, 2025
05 Mai, 20255min
Coleção de Galos de Barcelos em Colónia
Jorge Rodrigues, natural de Bragança, emigrou em 1970 para a Alemanha, onde vive até hoje.
Ainda adolescente começou a trabalhar numa empresa de impressão de revistas.