Este sábado vamos até à Praia Fluvial de Monsaraz, no Alqueva. Vamos ao encontro de Tiago Kalisvaart, dono do barco SEM FIM, que faz passeios no Alqueva, e do restaurante com o mesmo nome, que é também uma galeria de arte. Uma aventura iniciada pelo seu pai, Gil Kalisvaart, cidadão holandês que se apaixonou por esta zona do Alentejo. Tiago vai falar-nos de gastronomia, do que fazer em Monsaraz, como ocupar o tempo, e da aventura que foi trazer um barco dos canais holandeses, até ao Alentejo. Este sábado, pelas 16h20, (hora de Lisboa) na RDP-Internacional.
Monsaraz é uma das mais nem preservadas vilas alentejanas, altaneira sobre o Alqueva, com o seu casaria de cal e xisto, invocando a todo o momento magníficas histórias de reis audazes, cavaleiros templários e gentes indomáveis. Esta histórica povoação, uma das mais antigas de Portugal, é um destino obrigatório na sua lista de lugares a visitar no Alentejo, e ostenta o galardão “Aldeias Monumento” do concurso 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias.
Mostrando já indícios de ser um castro fortificado durante os tempos pré-históricos, Monsaraz sempre teve fortes influências militares e religiosas, impecavelmente preservadas no tempo até aos dias que correm. A localização privilegiada de Monsaraz, situada no topo da colina e com vista sobre o Guadiana e a fronteira com Espanha, tornou-a altamente cobiçada pelos povos que a disputaram. Então de nome Saris ou Sarish, Monsaraz foi conquistada aos muçulmanos por Geraldo Sem Pavor, em 1167. Após a derrota sofrida em Badajoz, D. Afonso Henriques volta a perder controlo de Monsaraz para os mouros. Contudo, em 1232, D. Sancho II recupera de vez Monsaraz com o apoio e auxílio dos Templários, a quem acaba por doar a bela vila alentejana.
A praia fluvial de Monsaraz é a primeira praia do Grande Lago do Alqueva e foi inaugurada em Junho de 2017. Galardoada com a bandeira azul, recebeu também as classificações de Praia Acessível (acesso para pessoas com mobilidade condicionada) e Praia Saudável (normas de segurança e de qualidade do ambiente). O espelho de água oferece uma piscina de 100 metros quadrados integrada numa estrutura flutuante, com solário, dividida em piscina infantil e adulta. A frente de praia tem 120 metros de extensão. O Centro Náutico disponibiliza bar/restaurante, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água.